Saiba qual é a idade real do seu corpo

Há momentos em nossas vidas que paramos para pensar em nossa idade e notar como o tempo passou tão rápido. Muitas vezes, a certidão de nascimento ou até mesmo o calendário não são capazes de informar a sua verdadeira idade, isso devido a idade biológica do nosso corpo, que calcula além de quanto tempo você está no mundo, mas também abordar outros fatores relacionados ao envelhecimento.

O que estão relacionados com a idade biológica?

A pressão arterial, potência cardiorrespiratória, capacidade de memorização, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, estilo de vida, hábitos alimentares e outros também estão ligados ao nível de saúde do corpo. O cigarro, bebidas alcoólicas, consumo excessivo de açúcar, sedentarismo e alimentos com gorduras hidrogenadas são extremamente prejudiciais para a saúde, e também influenciam na idade biológica.

Isso caracteriza um estilo de vida pouco saudável, no qual favorece aos sinais de envelhecimento aparecer mais cedo, tais como a perda de memória e, consequentemente, tornando-se um Mal de Alzheimer; o aparecimento de rugas; a perda de elasticidade da pele, falta de energia, insônia e etc.

Como diminuir a idade biológica?

Para parecer mais jovem, nada adianta apenas investir em tratamentos estéticos, tais como cremes ou até mesmo cirurgias plásticas, mas é preciso também cuidar do lado de dentro do seu corpo. Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, não consumir bebidas alcoólicas e cigarro, ingerir bastante água e fazer visitas regulares ao média, são fatores cruciais que podem aumentar (e muito) a expectativa de vida.

Outras dicas são: adicionar mais frutas e vegetais na alimentação do dia a dia; evitar alimentos fritos e gordurosos; controlar os níveis de estresse; dormir bem todos os dias e monitorar a pressão arterial regularmente.

Mas, como calcular essa idade?

Para saber a idade biológica, é possível acessar a calculadora online Vitality Age, desenvolvida pela PruHealth, no qual o programa foi desenvolvido a partir de 5 mil estudos científicos e criado um algoritmo. Na Inglaterra, o país onde a calculadora foi criada, foi identificado que 20% dos ingleses apresentam uma idade corporal oito anos mais velha que a idade cronológica. Além disso, a calculadora pode revelar que uma pessoa de 30 anos pode apresentar uma idade biológica de 48 anos. Interessante, não é?

Entretanto, para evitar que a sua idade biológica esteja muitos anos a frente de sua idade cronológica, mantenha sempre hábitos saudáveis, para que o seu corpo esteja sempre esbanjando saúde!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!