Novembro Azul - Cuidados com a saúde dos homens
Como uma simples coleta de sangue pode deixar os homens mais prevenidos do câncer de próstata?

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a doença. E se você quiser saber tudo esse assunto, clique aqui.

Hoje, nosso assunto é outro: Qualidade de vida dos homens. 

Os cuidados com a saúde do homem a partir dos 45 anos devem ser redobrados, pois é a partir desta idade que o risco de doenças aumenta consideravelmente. Algumas das principais medidas de cuidado que devem ser adotadas são:

  • Fazer exames médicos regulares, incluindo exames de próstata;
  • Adotar uma alimentação saudável e balanceada;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros;
  • Ter um estilo de vida saudável.

E se você, homem, soubesse que, ao fazer uma simples coleta de sangue, ficaria mais prevenido quanto ao câncer de próstata?

O exame do PSA Total é uma das formas de avaliação de forma mais eficaz do câncer de próstata, e é um dos principais exames para a realização de um diagnóstico. Além disso, o exame pode ser uma das principais ferramentas para o rastreamento da doença em homens em risco, pois aumenta a probabilidade de diagnóstico em seu estágio inicial, quando é mais fácil de ser curado.

Mas é importante lembrar que o PSA Total é um exame complementar, por isso, deve ser feito em conjunto com outros exames e com o acompanhamento médico, principalmente em caso de alteração nos resultados, para que seja possível fazer um diagnóstico correto.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a campanha Novembro Azul ajuda na conscientização que visa alertar os homens e os convida a realizar o exame de sangue PSA, fundamental na descoberta da doença ainda em seus estágios iniciais.

Quer saber como começou a campanha Novembro Azul? Clique aqui.

Converse e se informe com seu médico. Faça seus exames com muito mais conforto e segurança no Laboratório São Gerônimo.