5 dicas de alimentação para garantir um ótimo rendimento físico

A atividade física é extremamente benéfica para a saúde de uma pessoa, pois ela garante um ótimo aumento energético, maior coordenação motora, diminuição do estresse, aumento da capacidade cardiorrespiratória e risco de doenças como, por exemplo, diabete, hipertensão e obesidade. Além disso, os exercícios físicos ajudam na postura e estética corporal e também oferecem uma boa sensação de bem estar. Porém, para garantir todos esses fatores, é necessário ter um consenso entre as atividades físicas com uma dieta balanceada, para que assim você possa chegar no seu objetivo de vida saudável e estar satisfeito com isso.

Para que todos os benefícios citados anteriormente possam ocorrer de fato, serão obtidos com uma nutrição adequada, no qual, através disso, prepara o organismo para o esforço, fornece todos os nutrientes necessários de acordo com o tipo de exercício que irá realizar e juntamente com o tipo de objetivo que deseja alcançar, seja ele a perda de peso ou garantir massa muscular.

Confira abaixo 5 dicas de alimentação que o Laboratório São Gerônimo separou para obter um ótimo rendimento físico:

Café da manhã

O café da manhã é uma etapa primordial para começar o dia bem e também ter um bom rendimento físico. Essa refeição que o jejum e repõe todas as energias gastas durante o sono que você teve.

Frutas

Uma alimentação variada e rica com frutas e vegetais fornecem essenciais vitaminas e minerais para o funcionamento do nosso organismo. Quanto mais o seu prato estiver colorido, com várias frutas e vegetais, será melhor e mais nutritivo.

Proteínas

Tenha o hábito de incluir as proteínas nas refeições do dia. Seja no almoço e jantar ou em lanches da tarde, inclua os ovos, queijos brancos, iogurtes, aves sem pele e carnes magras.

Carboidratos

Dê mais atenção para os carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que são absorvidos com mais lentidão pelo organismo e que não vão gerar um pico de insulina e que não serão armazenados na forma de gordura, como arroz integral, aveia, pão integral e batata doce.

Carnes

Na hora de se alimentar com carnes, prefira as mais magras e retire a gordura aparente da carne, tanto a pele das aves e o couro do peixe, por exemplo, e prefira o leite e derivados desnatados. Em relação às gorduras boas são as de origem vegetal, tais como o azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, óleo de cártamo, óleo de prímula, castanhas, nozes e entre outros.

Além de todos esses alimentos, é importante alertar sobre o consumo da água. Ela é fundamental para que o seu corpo mantenha-se hidratado para não ocorrer uma eventual redução de metabolismo. É recomendado consumir no mínimo 2L por dia, equivalente a 8 copos, de água. Para um maior acompanhamento de dieta balanceada com exercícios físicos, é também recomendável procurar um nutricionista e seguir todas as indicações.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, Qualificando resultados!