Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que o leite materno tem muitos benefícios, não é mesmo? Mas, você sabe quais são esses benefícios e por que é tão importante? Neste post, vamos explicar o porquê o aleitamento é tão essencial na vida do bebê.
O LEITE MATERNO
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o leite materno é a melhor opção para oferecer ao bebê todos os nutrientes necessários que ele precisa até os
6 meses de vida. Além disso, o aleitamento reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos de idade.
OS BENEFÍCIOS
Como você já sabe, o leite materno possui diversos benefícios, entre eles relacionado com a nutrição, proteção, desenvolvimento e outras características para o bebê. Veja com mais detalhes sobre isso abaixo.
Nutrição
O leite materno contém diversos tipos de nutrientes e proteínas. Vitaminas B12 e ácido fólico também estão presentes, nos quais são fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos. O leite materno também auxilia o bebê a manter o peso adequado.
Proteção eficaz
O leite materno é ótimo para a formação do sistema imunológico. Combate possíveis problemas respiratórios e alérgicos. Além disso, a capacidade de ocorrer uma morte súbita é reduzida.
Estímulo ao desenvolvimento
A amamentação ajuda no desenvolvimento dos ossos do crânio da face do bebê, fazendo com que os dentes se encaixam corretamente, e também favorece na musculatura da boca, na qual, ao longo do tempo, irá refletir diretamente na fala, respiração e mastigação do pequeno.
Digestão
Pelo fato do leite materno ser rico em proteínas em sua composição e por fermentar menos que o leite de vaca, por exemplo, ele produz menos gases e evita cólicas na criança.
Adaptação às necessidades
O leite materno se adepta com às necessidades nutricionais do bebê. Quanto mais o pequeno for alimentado, maior será a produção de leite da mãe.
Vínculo afetivo de mãe e bebê
A amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e bebê, principalmente pelo contato físico que a mãe dá ao seu filho. É uma excelente maneira de começar uma relação de amizade e carinho que irá durar pela vida toda.
Através destes e outros motivos, a amamentação se torna tão fundamental no desenvolvimento da criança e na relação de mãe e filho.