7 alertas para o uso de medicamentos

Quando você está se sentindo mal, com uma gripe, enjoado, com fortes dores ou outros sintomas, é recomendado ingerir algum medicamento para que esse sintoma em seu corpo desapareça. Para isso, vamos até ao médico, o qual ele receita um medicamento específico então você começa, necessariamente, a tomá-lo. Porém, além das pré-indicações do especialista na receita, é indicado que fique em alerta a outras orientações sobre o uso dos medicamentos. Diante disso, o São Gerônimo Laboratório separou 7 alertas para você ficar ciente, veja abaixo.

1-Guarde bem todos os remédios

É indicado que o seu medicamento esteja sempre guardado em lugares frescos, bem arejados e protegidos da luz quando necessário. Deixe-os longe de qualquer lugar úmido e quente, como o banheiro. Também é sempre indicado manter fora do alcance de crianças, para isso deixe o medicamento em locais de difícil acesso por parte delas.

2-Atenção aos termolábeis!

Alguns dos medicamentos precisam ser armazenados na geladeira com uma faixa de temperatura entre 2ºC a 8ºC. Ao ser retirado o medicamento da farmácia, o farmacêutico, de prontidão, deve informá-lo se o mesmo precisa ser armazenado na geladeira. A indicação é para que deixe-o nas prateleiras de cima da geladeira, onde está concentrado a temperatura mais fria. Evite colocar muito próximo da parede dos fundos da geladeira (pode congelar) e também evite colocar o medicamento na porta. Você pode armazená-lo em uma caixa de isopor com gelo.

3-Água e medicamentos

Tome um medicamento sempre acompanhado de água, aproximadamente 250ml. A água é o melhor veículo para dissolver o medicamento e não provoca alterações    ao ser absorvido. Evite tomar remédio acompanhado de outras bebidas, tais como sucos, refrigerantes e leite.

4-Preste atenção aos horários

Procure tomar o seu medicamento sempre no mesmo horário. Isso faz com que não ocorra um esquecimento e mantém constante a quantidade de medicamento do seu organismo, principalmente quando estiver tomando antibiótico.

5-Jejum e remédios

Há medicamentos que necessitam ser ingeridos quando está em jejum, para isto, procure tomar pela manhã, ao acordar, ou se preferir, uma hora antes ou duas horas após uma refeição.

6-Remédio e o sono

Se o remédio puder lhe causar sono, evite fazer atividades que exijam uma maior atenção especial como por exemplo, dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades que requeiram muita concentração.

7-As reações adversas

Se durante o tratamento você apresentar sintomas como: náuseas, vômitos, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, bolhas, coceiras, alterações visuais, vermelhidão na pele ou gosto ruim na boca podem ser sinais de uma alergia. Caso isso aconteça, avise imediatamente o seu médico para que ele realize uma avaliação.

Fique atento em todos esses alertas sobre medicamentos. Caso tenha alguma dúvida referente ao uso de um remédio, procure um farmacêutico para orientar sobre o uso correto deles.

São Gerônimo Laboratório

Humanizando Ações, Qualificando Resultados!