A obesidade é um fator de risco para o câncer de mama

O mês de outubro é dedicado especialmente para alertar todas as mulheres sobre a importância na detectação e na prevenção do câncer de mama. Durante este mês, o rosa é a cor do alerta para a saúde da mulher. Na população feminina, o câncer de mama é o tipo (câncer) mais comum e o que apresenta maior índice de mortalidade.

Ainda não há estudos que identificam o verdadeiro motivo pelo qual a doença surge no corpo das mulheres, porém é possível identificar alguns fatores que favorecem o aparecimento, e uma delas é a obesidade.

Segundo um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) é estimado que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões de pessoas obesas. No Brasil, apontam que mais de 50% da população está acima do peso. Além das diversas complicações que os quilos a mais podem desencadear para a saúde, eles também causam um índice maior de desenvolvimento do câncer de mama.

Quanto maior o número de células gordurosas no corpo, maior será o volume de hormônio estrogênio, no qual, em excesso, serve de ‘alimento’ para as células cancerígenas o que pode aumentar o risco de tumores de mama, de endométrio e de ovário. Para isso, é necessário que ocorra uma conscientização por parte das mulheres em realizar o tratamento da obesidade, através de uma boa alimentação - com a diminuição da gordura, açúcar e sal - e de prática diária exercícios físicos.

De acordo com o estudo Public Library of Science One, no qual já comentamos aqui, a prática de exercícios aeróbicos, independente de idade, reduz o risco de mortalidade por câncer de mama em 40%. Caminhada, corrida, pedalada e musculação são atividades físicas que auxiliam no tratamento da obesidade. Além disso, é indicado beber bastante líquido, seja água, chás ou sucos naturais, e também evitar frituras e gorduras saturadas e ter uma alimentação variada de frutas, verduras e legumes. Assim, você estará combatendo a obesidade e também diminuindo o risco de câncer de mama e de outras doenças.

Seja uma mulher consciente e lute contra o câncer de mama!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!