A pressa nas refeições é aliada ao ganho de peso?

Em algum momento da sua vida, com certeza, já escutou de seus pais ou avós para você mastigar a comida mais devagar, não é? Em nossa infância, nos alimentávamos rápido para irmos brincar; já quando crescemos, e estamos na fase adulta, comemos rápido pelo fato de que na maioria das vezes não há muito tempo e assim desenvolvemos o hábito de “devorar a comida” .

Você sabe quanto tempo costuma demorar suas refeições? Não é só sentir que está com a “barriga cheia” que determina a hora certa para parar de comer, mas o tempo que você leva mastigando também garante a grande influência de satisfação. Se você engole rápido uma refeição, por exemplo, mais vontade de comer terá e, assim, fará com que aumente seu peso. O motivo se dá através de substâncias que são produzidas quando a comida chega ao estômago, no qual conduzem ao cérebro o aviso de que estamos nos alimentando. Entretanto, leva um pouco de tempo para que essa mensagem chegue até ao cérebro, que é equivalente a 20 minutos. Por isso a importância de fazer uma alimentação com mastigação tranquila e pausada, para que o organismo consiga reconhecer que os alimentos estão chegando.

Assim, é possível perceber que a pressa na hora das refeições é, infelizmente, aliada ao ganho de peso, e que mastigar bem é importante porque:

  • Reduzir o tamanho do alimento: ajuda a triturar e reduzir para um tamanho adequado para ser engolido, sem sofrer possíveis engasgos;
  • Auxiliar na digestão: o processo digestivo é a “quebra” do alimento até a forma mais aceitável para ser absorvido pelo organismo. A digestão de carboidratos e gorduras já se inicia na boca através do contato de enzimas que estão presentes na saliva, ou seja, se a comida não for bem mastigada, poderá dificultar na hora da digestão;
  • Ajudar na saciedade: comer rápido indica uma resposta mais fraca de dois hormônios (PYY e GLP-1) que tem, justamente, a função de promover a saciedade em nosso organismo. Se você come rápido, por exemplo, libera uma quantidade mais baixa desses hormônios, demorando, assim, mais tempo para se sentir saciado.

As dicas para comer mais devagar, são:

  • Alimente-se na mesa. Evite comer na sala ou em outro lugar. Na mesa além de ser o mais indicado, é mais confortável e convidativo para refeições.
  • Almoce com outras pessoas. Ao almoçar com mais pessoas e possuir uma boa conversa com elas, tende a aumentar o tempo das garfadas.
  • Desligue os eletrônicos. Na hora da refeição, deixe um pouco o celular, tablet, televisão, pois eles facilitam a distração e faz com que você não perceba quanto está ingerindo.

Optando por controlar a velocidade da mastigação em sua alimentação, este pode ser um fator que ajude a regular o peso. Então, todo o esforço é válido e reservar mais tempo para a hora das refeições será recompensador para a sua saúde.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.