Fazer seu check-up médico anual normalmente significa passar por uma bateria de exames para verificar se seu corpo está saudável. Na hora de se preparar para a ida ao laboratório, uma questão ainda gera muitas dúvidas nos pacientes: o jejum!

Respondemos as perguntas mais frequentes sobre o jejum para você realizar seus exames de maneira fácil e com qualidade.


Tomar água quebra o jejum?

Essa é uma das perguntas mais frequentes na hora de se preparar para o dia de exames. A resposta é simples: sim, você pode tomar água em jejum. Porém, apesar de não atrapalhar durante os exames comuns, é recomendado tomá-la com moderação, evitando grandes quantidades.


É necessário fazer 12 horas de jejum?

Nem todo exame exige jejum de 12 horas. Alguns necessitam de oito horas de jejum, outros de apenas três horas, e outros nem precisam. O período clássico de 12 horas foi estabelecido com base no tempo máximo que uma pessoa levaria para metabolizar todo o alimento ingerido em sua última refeição.


Existe um tempo máximo para fazer jejum?

Nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. Depois desse tempo de jejum, nosso organismo começa a utilizar suas reservas e a queimar gorduras e proteínas, alterando os resultados dos exames.


Quanto tempo antes do exame devo parar de beber?

Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes dos exames. O consumo de álcool pode interferir nos resultados dos exames de colesterol e glicose, já que a substância afeta o metabolismo dos açúcares.


E o cigarro?

É comprovado que fumar pode alterar os resultados de alguns exames, como a dosagem de glicose, por exemplo. Assim, é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.


Realize seus exames com mais confiança e segurança. Quando e onde precisar, o Laboratório São Gerônimo cuida de você!