Como a atividade física pode ajudar no combate ao câncer de mama?

A atividade física em nossa vida é extremamente essencial. Além de ser aliada na perda de peso e condicionamento físico, ela também traz diversos benefícios para a nossa saúde e ajuda a prevenir diversas doenças. Mas, você sabia que o hábito de praticar exercícios físicos auxilia (e muito) no combate ao câncer de mama? Sim! E já como estamos no Outubro Rosa - o mês da conscientização que visa alertar as mulheres sobre essa doença, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é comum em 140 países, entre eles o Brasil, e, além do autoexame e mamografia, outra maneira de prevenir é a prática de atividades físicas, segundo estudos realizados recentemente.

Sabe-se que a obesidade e sedentarismo aumentam a incidência de alguns tipos de câncer, nos quais esses dois fatores representam 20% dos casos de câncer de mama. Os pesquisadores da universidade de Estetino, na Polônia, analisaram o impacto dos exercícios na prevenção de alguns tipos de câncer e apontaram que as mulheres que praticam algum tipo de atividade física por seis ou mais horas por semana, possui menor probabilidade de desenvolver um nódulo maligno nos seios.

Já um estudo publicado pela revista científica Public Library of Science One, identificou que a prática dos exercícios aeróbicos reduz o risco de mortalidade por câncer de mama em 40%. Manter em movimento reduz os níveis sanguíneos de insulina e de fatores de crescimento, os quais estimulam a multiplicação de células malignas.

A musculação, caminhada, corrida e pedalada são atividades físicas indicadas para serem executadas na prevenção, bem como no tratamento do câncer de mama. Porém, vale ressaltar que é de extrema importância consultar um médico para saber se está realmente apta para a prática de exercícios físicos.  

Mulheres, toquem-se e cuidem-se! A prática de atividades físicas lhe dão mais autonomia, bem-estar e, além disso, lhe ajudam a relaxar e a dormir mais tranquilamente. Todos nós estamos juntos em prol do combate ao câncer de mama!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!