Provavelmente o primeiro sinal à deixar mulheres em alerta sobre a possibilidade de gravidez, é o atraso na menstruação.
A gestação é um período de inúmeras alterações hormonais, por isso, alguns sintomas surgem logo nas primeiras semanas. Devido a essas alterações, grávidas podem vivenciar oscilações de humor, constipação, náusea e dores de cabeça.
Outro sinal notado precocemente é, que devido ao aumento da progesterona no corpo, a mulher sente maior cansaço em realizar tarefas do dia-a-dia e os seios passam a ficar mais sensíveis. Já por consequência do início da produção do hormônio beta-HCG, nota-se um aumento na frequência urinária.
O HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) é um hormônio produzido pela placenta cerca de 10 dias após a fertilização. Associado à progesterona, é responsável pela manutenção da gravidez no primeiro trimestre.
O exame Beta-HCG é amplamente utilizado para detectar possível gravidez à partir da coleta de sangue da paciente já nas primeiras semanas de gestação. A descoberta precoce é muito importante para que os cuidados e o acompanhamento do bebê sejam feitos desde o início.
Como funciona o teste?
Diferente dos testes de urina comprados em farmácia, o exame de sangue, por possuir menos interferentes, é mais preciso. A partir da amostra sanguínea coletada, é feita a análise da concentração de hormônio hCG no organismo.
O hCG começa a ser produzido cerca de uma semana a 10 dias após a fertilização e após este intervalo, o teste já é capaz de detectar a gravidez. Os níveis do hormônio aumentam com o passar das semanas, alcançando nível máximo entre a décima e décima segunda semana de gravidez.
Como interpretar os valores?
- Beta-hCG abaixo de 5mlU/ml: resultado negativo, não há gravidez em curso
- Beta-hCG entre 5 e 25mlU/ml: recomenda-se repetir o teste após 3 semanas para confirmar possível gravidez em estágio inicial (sem grandes quantidades do hormônio para ser detectado na amostra)
- Beta-hCG acima de 25mlU/ml: resultado positivo, gravidez confirmada.
*Lembramos que a solicitação do exame deve ser feita por um médico responsável, bem como o acompanhamento e interpretação de seus resultados.
Caso você já tenha realizado o teste de gravidez e está na oitava semana da gestação ou mais, é possível descobrir o sexo do bebê!
O Laboratório São Gerônimo disponibiliza o exame de Sexagem Fetal, simples teste sanguíneo capaz de detectar o cromossomo fetal. Clique e fala com um dos nossos atendentes pelo WhatsApp.