Diabetes: conheça os tipos e as causas

Sabemos que a diabetes é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. A cada ano, essa estimativa de número de pessoas só cresce. Diante disso, é importante que qualquer tipo de pessoa procure meios para se prevenir e entender melhor o que é essa doença. E, você sabe exatamente o que é diabetes e quais os seus tipos? Se ainda não, hoje vamos lhe ajudar a entender melhor!

O QUE É?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Diabetes Mellitus é uma doença que eleva a quantidade de glicose no sangue. Isso se dá através da falta de insulina ou da incapacidade da insulina realizar seus efeitos no corpo, no caso reduzir a glicemia. Portanto, se houver a falta desse hormônio, haverá aumento de glicose no sangue e, como consequência, a diabetes.

DIABETES TIPO 1

Geralmente, aparece durante a infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticada em adultos. No caso do Tipo 1, as células do corpo sofrem uma espécie de destruição autoimune das células que produzem a insulina e, para fazer com que ocorra um equilíbrio no metabolismo,  os portadores necessitam de injeções diárias deste hormônio.

DIABETES TIPO 2

O Tipo 2 é o mais frequente para quem tem diabetes. Um dos maiores vilões desse tipo de diabetes é a obesidade ou sobrepeso. Geralmente, surge em pessoas com 40 anos ou mais, de forma lenta e progressiva, mas podendo surgir também em adolescentes e até em idosos. O tratamento requer, geralmente, o uso de hipoglicemiantes orais e até mesmo o uso de insulina em casos mais graves.

DIABETES GESTACIONAL

Durante a gestação, a grávida pode sofrer alterações na concentração de glicose. A hiperglicemia da mãe pode causar sérios problemas de saúde ao bebê. Em muitas das vezes, a doença é diagnosticada no terceiro trimestre da gravidez. Entretanto, se ela for detectada logo nas primeiras semanas de gestação, é possível controlá-la com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Os principais fatores para que ocorra isso são ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, hipertensão, histórico familiar e idade materna avançada.

PRÉ-DIABETES

Neste caso, o termo é usado quando os níveis de glicemia estão mais altos do que a taxa normal. Geralmente, as pessoas que estão nesse estágio têm grandes chances de desenvolver a doença. Entretanto, essa é a única etapa que pode ser revertida. Para isso, é essencial que a pessoa tenha uma mudança nos hábitos alimentares e realizar exercícios físicos. As pessoas que são obesas, hipertensas e que possuem alterações nos lipídios estão presentes no grupo de risco.

Além dessas, há ainda outros tipos de diabetes, porém são bem mais raras.

Aqui no blog do Laboratório São Gerônimo já escrevemos um artigo com 10 dicas de alimentos imprescindíveis para o controle da diabetes, clique aqui e confira.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!