Dicas para realização de exames de sangue

Há recomendações básicas que podem ser facilmente seguidas para que seu exame saia com qualidade! Confira:

O jejum nem sempre é necessário!
Informe-se antecipadamente com o seu laboratório de confiança as recomendações ideais para os seus exames. Geralmente o jejum é indicado para exames que podem ter resultados alterados pela alimentação, como glicose e triglicerídeos. Teste de Gravidez e exame comum de urina, por exemplo, não necessitam de jejum
Nem todos os exames não precisam ser feitos pela manhã
Como as pessoas preferem passar boa parte do jejum dormindo, é normal que a maioria colete seus exames bem cedo. No entanto, exames que dispensam jejum ou que exigem apenas poucas horas sem comer podem ser feitos tranquilamente entre o intervalo de grandes refeições. Por isso é imprescindível informar-se com o laboratório antes da coleta dos seus exames.
Cuidado com bebidas alcoólicas, cigarro e água.
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, em geral para a sua saúde e para exames também, principalmente exames que necessitam de jejum. Normalmente exige-se 48 a 72 horas sem ingestão de álcool. O Cigarro também pode interferir em alguns exames, a água não interfere, mas porém deve-se ingerir somente o necessário.
Quando a regra não se aplica
A palavra final deve ser sempre a do médico. Sempre que o especialista orientar um procedimento diferente do padronizado, em casos especiais, é importante que o paciente realize o exame conforme foi requisitado. Cabe à pessoa respeitar o estipulado, e ao laboratório atender à exigência.