Doença Celíaca vs Intolerância ao Glúten: conheça as diferenças

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e outros derivados. Entre eles, o trigo é um dos compostos mais consumidos mundialmente e, para algumas pessoas, está presente em todas as refeições diárias.

As pessoas que não conseguem processar essa proteína possuem a doença celíaca ou possuem intolerância ao glúten. Engana-se quem acredita que essas duas causas são iguais. Para lhe ajudar a entender melhor, abaixo separamos uma breve explicação. Confira!

DOENÇA CELÍACA

É uma doença no qual possui uma reação imunológica ao glúten. Isso ocasiona uma inflamação no intestino e pode levar algumas complicações de saúde, principalmente fatores ligados à desnutrição.

Os principais sintomas nas pessoas celíacas são: barriga estufada, diarreia, perda de peso, gases e entre outros. O tratamento apenas funciona com a suspensão do consumo de alimentos com glúten.

Para saber mais informações sobre a doença celíaca, nós escrevemos uma postagem inteiramente sobre o assunto. Clique aqui para ler.

INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

É também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca. Apresenta características semelhantes à doença celíaca, porém os testes para identificar a presença de anticorpos são negativos e a biópsia intestinal é normal. Esse caso é decorrente da má digestão do glúten, onde essa condição está presente entre 6 a 10% da população.

Os sintomas da intolerância ao glúten são: gases, distensão abdominal, dores e diarreia. Assim como na doença celíaca, o melhor tratamento é a retirada do glúten da dieta.

*DICA

Confira abaixo uma tabela de alimentos com ou sem glúten:

tabela-gluten


Em todo caso, é válido ter acompanhamento de um profissional da saúde, principalmente de um nutricionista para lhe orientar sobre os melhores alimentos para você ingerir.