Asma e bronquite são doenças facilmente confundidas por causa dos sintomas semelhantes e por envolverem a mesma região. Muitas pessoas até as tratam como se fossem sinônimos para a mesma doença. Porém, precisamos entender que asma e bronquite não são iguais.

Neste post, irei explicar para você como funciona cada uma das doenças e a diferença entre elas. Veja a seguir.

Asma

É uma inflamação dos pulmões e vias aéreas que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil, sendo mais comuns em crianças, mas podem acontecer em qualquer idade.

Os sintomas são chiados no peito, tosse seca e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatador e deve-se eliminar a poeira doméstica para a prevenção da doença.

Uma dica importante é identificar os sintomas iniciais das crises e tomar as medidas necessárias para que não se tornem graves. A prática de algum tipo de atividade aeróbica, como corrida ou natação, cerca de três vezes por semana ajuda na redução da sensação de falta de ar e na frequência de crises.

Bronquite

É a inflamação dos brônquios, em que impede a chegada do ar aos pulmões. A bronquite pode ser classificada como aguda ou crônica de acordo com a duração e agravamento das crises. Quando são mais curtas - uma ou duas semanas - é classificada como bronquite aguda, enquanto, na crônica,  os sintomas não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.

O principal sintoma é a tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro. O tratamento é feito pela utilização de vaporizadores, analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação e portadores da bronquite crônica devem ser vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.

Por que é importante saber diferenciar bronquite de asma?

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

Atenção!

Nos dois casos, é aconselhável evitar o uso de cigarros ou o contato com fumantes.

E lembre-se, o médico deve ser procurado para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o melhor tratamento para cada caso. Evite sempre a automedicação.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!

*Texto escrito pelo médico Guilherme Henrique Wawginiaki.

Galeria de fotos