Entenda a importância do Pré-Natal

A partir do momento que uma mulher recebe o resultado positivo de um teste de gravidez é necessário tomar alguns cuidados em relação ao bebê e à sua própria saúde. Para que ocorra tudo bem durante a gestação, é importante que a futura mamãe procure um médico para ter um acompanhamento pré-natal. Confira a seguir algumas dicas e saiba quais são os principais exames.

POR QUE FAZER O PRÉ-NATAL?

O pré-natal é de extrema importância já que ajudar a identificar precocemente possíveis problemas que possam ocorrer na gravidez, tanto com o bebê, quanto com a mãe. Consiste em uma série de procedimentos que são recomendados para todas as futuras mamães fazerem ao longo da gestação.

OS EXAMES LABORATORIAIS

Para que ocorra tudo certo com a saúde do bebê e da gestante durante o período de gravidez, é recomendável realizar os seguintes exames:

  • Hemograma completo: é o tradicional exame de sangue. Por meio dele é possível identificar se a gestante está com anemia, infecção ou qualquer irregularidade vista no sistema imunológico, por exemplo.
  • Glicemia: identifica a quantidade de glicose no sangue da gestante. Durante a gestação, é feito mais de uma vez para observar os níveis de açúcares no sangue da mãe para prevenir uma diabetes gestacional.
  • Toxoplasmose: o exame de reação para toxoplasmose identifica se a gestante já teve alguma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.
  • Rubéola: o exame é recomendado para avaliar se a mãe possui imunidade contra o vírus da rubéola.
  • Citomegalovírus: é um vírus que pode ficar por muito tempo inativo no organismo, porém, quando a contaminação torna-se ativa, pode causar gânglios inflamados, febre e podendo trazer danos ao bebê.
  • HIV: indica se a mãe é soropositivo, ou seja, se tem chances de desenvolver a AIDS.
  • Hepatites: mostra a presença do vírus da hepatite B e C.
  • Urina: o exame de urina indica a presença de alguma infecção urinária. Caso seja identificado, o bebê pode nascer prematuro e a mãe pode ter problemas de saúde.

QUAL A FREQUÊNCIA DO PRÉ-NATAL?

É recomendado que sejam feitas no mínimo seis consultas durante todo o período de gravidez. Geralmente são três grupos de exames de pré-natal realizados, podendo ser exames diferentes ou não. Neste caso, o obstetra avalia a necessidade.

O ideal é que a mulher comece o acompanhamento nos primeiros três meses de gestação.

E VOCÊ SABIA QUE…

É possível saber o sexo do bebê após a 8ª semana de gestação? Pois é! Para todas as mamães e papais que desejam saber se estão esperando um menino ou uma menina, é possível de verificar através do exame de Sexagem Fetal com 98% de confiança. Para saber mais sobre isso, clique aqui para conferir o e-book que preparamos para você!