Exame BETA HCG
Afinal, serve apenas para confirmação de gravidez?

Você, mulher,  já desconfiou que estava grávida e foi à farmácia comprar um teste? Essa é uma prática muito comum, mas a confirmação definitiva de gravidez só é possível através de um exame de sangue: o Beta HCG.

Esse exame é a forma mais segura de detectar a gravidez, já que as taxas de Beta HCG são medidas no sangue em níveis mais sensíveis, ao contrário dos testes de farmácia que não conseguem detectar grandes quantidades de hormônio.

Como o nome mesmo diz, o beta hCG é um teste quantitativo, o que significa que revela não apenas que o hormônio está presente no sangue, mas exatamente em que quantidades. Isso pode dar ao seu médico uma ideia geral da idade do feto, já que os intervalos esperados de hCG mudam a cada semana que passa no primeiro trimestre.

Mas, se engana quem pensa que o exame deve ser feito apenas para detectar a gravidez. Por isso, o Laboratório São Gerônimo vem esclarecer neste artigo as demais utilidades do teste Beta HCG quantitativo:

O teste beta-hCG também é usado quando há preocupações sobre complicações na gravidez, incluindo o aborto espontâneo. Diante destas situações, os testes repetidos podem ser realizados a cada dois ou três dias para avaliar a rapidez com que acontecem as variações do hormônio.

Em alguns casos, o exame é solicitado caso o médico identifique alguma alteração na gravidez, como sangramento, que pode indicar suspeita de gravidez ectópica, quando o óvulo é fertilizado e implantado fora do útero (geralmente nas trompas). 

Se você estiver realizando um tratamento de fertilidade, é possível que seu médico solicite um teste de beta-hCG pouco antes ou quando sua menstruação estiver prevista, para verificar a eficácia do tratamento.

O exame também é utilizado para o diagnóstico de tumores que possam ter origem durante a gestação.

Mas afinal, como o exame é feito?

A coleta é feita em ambiente laboratorial através de uma amostra de sangue e leva poucos minutos para ser realizada. Não é necessário estar em jejum, então você pode consumir alimentos e líquidos normalmente tanto antes quanto depois da coleta.

Os níveis variam de mulher para mulher e de laboratório, pois os métodos de medição podem ser diferentes.

Pode acontecer resultado falso positivo?

Os casos de falso positivo neste exame são muito raros, porém, podem acontecer. Existem alguns fatores que podem alterar o resultado como: tumores, suplementos com biotina e medicamentos utilizados para tratamentos de infertilidade. Esse diagnóstico também pode acontecer em casos de morte fetal.

Pode acontecer resultado falso negativo?

Sim. Isso acontece principalmente quando o exame é realizado antes do tempo certo, sem mesmo ter ocorrido o atraso da menstruação. Nestes casos a gravidez já pode estar em curso, porém a quantidade de hormônio ainda é muito baixa. É importante lembrar que em ambas as situações, tanto falso positivo quanto negativo, é necessário que o exame seja realizado mais uma para obter um diagnóstico assertivo.

Precisa realizar o exame de Beta HCG? Preserve a sua saúde e procure um laboratório de excelência. 

Entre em contato com o São Gerônimo, peça um orçamento, faça seu pré-agendamento e tire todas as suas dúvidas com nossa central de atendimento pelo WhatsApp.