Exame de Anticorpos Neutralizantes - Será que você está mesmo protegido contra a covid-19?
Com o avanço da vacinação no país, muitas pessoas têm buscado exames de anticorpos depois de se imunizarem, para saber se já tiveram contato com a doença.

Exame de anticorpos neutralizantes - Será que você está mesmo protegido contra a covid-19?

A vacinação contra o coronavírus está avançando no país. Estima-se que quase 100 milhões de brasileiros já tomaram a primeira e a segunda dose. Com isso, muitas pessoas têm buscado exames de anticorpos depois de se imunizarem, com o objetivo de saber se já tiveram contato com a doença e se a vacinação funcionou. 

Deve-se ter em mente, em primeiro lugar, que nem todo teste é capaz de verificar essa defesa. É preciso ter a tecnologia certa para isso. O Laboratório São Gerônimo prioriza o uso de ferramentas inovadoras para entregar os melhores resultados em saúde para nossos pacientes e por isso conseguimos oferecer este exame, que torna muito mais viável a investigação de anticorpos. O principal objetivo do exame é saber se o organismo produz anticorpos neutralizantes, que são capazes de barrar a entrada do vírus nas células.

Sabemos que possivelmente você ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, listamos algumas das principais perguntas e respostas:

EXAME DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: O QUE É?

É um exame para detecção de anticorpos contra antígenos específicos do vírus que se ligam aos receptores de células humanas.

PARA QUE SERVE O EXAME?

Serve para avaliar a presença ou não de um mecanismo de defesa no organismo. Os anticorpos funcionam de modo que, após uma infecção ou após a vacinação, o organismo produza uma memória e obtenha informações sobre a doença. Isso faz com que a maioria das pessoas que entrarem em contato novamente com o vírus, possam se recuperar sem manifestar a doença ou apresentando sintomas mais leves.

PARA QUEM É INDICADO?

É indicado para pessoas que desejam identificar a presença de anticorpos produzidos contra o coronavírus ou após a doença ou vacinação.

QUANDO POSSO FAZER O EXAME?

O exame pode ser feito a partir de 3 semanas após aplicação da vacina.

COMO O EXAME É FEITO?

O exame de anticorpos neutralizantes é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue. 

O QUE OS RESULTADOS SIGNIFICAM?

O exame pode apresentar dois tipos de resultado e, dependendo da porcentagem, indica ou não a presença de anticorpos no organismo.

Quando o resultado é < 20%, significa que não há atividade de neutralização. Já quando o resultado é >=20%, indica a presença dos anticorpos neutralizantes.

PRECISO DE UM PEDIDO MÉDICO PARA FAZER?

O pedido médico é solicitado apenas se o exame for feito via convênio. No particular não é necessário.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TESTE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES E O RT-PCR?

O exame RT-PCR é altamente eficaz na hora de identificar a presença da infecção ativa no organismo e não é capaz de identificar a presença de anticorpos no organismo após a infecção. Já o teste de anticorpos neutralizantes, assim como os demais exames sorológicos, é responsável por detectar a imunidade conferida após a infecção ativa ou vacinação.

Ainda tem alguma dúvida sobre o exame de anticorpos neutralizantes? Entre em contato e agende seu exame pelo nosso WhatsApp.