Exame Toxicológico é obrigatório para CNH das categorias C, D e E

Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina passou a cumprimir uma determinação nacional que determina a obrigatoriedade do exame toxicológico para caminhoneiro e também para motoristas de ônibus, na renovação e retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias: C (transportes de cargas, como caminhão), D (transportes de passageiros, como ônibus) e E (veículos de reboque, como carro com trailer).

O objetivo dessa mudança é prevenir eventuais acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras. Os caminhoneiros, por exemplo, são as maiores vítimas das estradas, pois realizam muito o uso de drogas devido às longas jornadas de trabalho.

Os exames são realizados a partir de uma amostra de cabelos ou pêlos, sendo feito a coleta em um laboratório clínico.

Algumas informações sobre o exame:

• As drogas diagnosticadas são: maconha, crack, cocaína, anfetamina, ecstasy e opiáceos consumidas até 90 dias antes do teste;
  • O exame é feito através de fios de cabelos e pêlos;
  • Não é necessário fazer nenhum procedimento especial para o dia da coleta;
  • O resultado do exame demora, em média, até 17 dias úteis.

Se o resultado for negativo, a pessoa poderá ir até ao Detran para iniciar o processo de retirada ou renovação da CNH. Mas caso seja reprovado, ficará impedido de retirar a CNH e terá que esperar três meses para realizar um novo teste.

No Laboratório São Gerônimo, todos os os profissionais das estradas poderão vir realizar o exame com qualidade e rapidez. Para mais informações sobre o exame, acesse o site do Detran.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.