Você pretende renovar sua carteira de habilitação (CNH), prestar um concurso público ou precisa fazer o exame toxicológico para entrar em uma empresa? Então provavelmente você gostaria de saber mais informações sobre este exame.
O exame toxicológico é uma maneira rápida e eficiente de identificar a presença de qualquer substância química do organismo humano em um prazo de até 180 dias após o último uso. Para isso, é coletada uma amostra de queratina, presente nos cabelos e pelos do corpo de qualquer pessoa. A queratina é capaz de armazenar e preservar substâncias metabolizadas no organismo por um longo período, que são identificadas no exame. Assim, o cabelo do paciente é levado para análise laboratorial. A amostra é analisada por meio de um processo minucioso que indica as substâncias presentes no organismo.
A principal diferença do exame toxicológico para outros testes, como o exame de sangue, é a maior eficácia para detectar substâncias psicoativas.
Neste artigo, o Laboratório São Gerônimo elencou as 5 principais perguntas sobre o exame toxicológico, para você tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento:
1- O exame toxicológico precisa de preparação prévia? A retirada da amostra é muito simples e rápida, não é preciso nenhuma preparação prévia.
2- De quais locais podem ser retiradas as amostras para realizar o exame? Geralmente as amostras são retiradas do cabelo, devendo possuir no mínimo 3 cm de comprimento e espessura de um lápis. No caso dos doadores que não possuem o tamanho mínimo exigido, ou calvos, amostras de pelos são retiradas de outras regiões do corpo:
3- Vou sentir alguma dor ao retirar a amostra? O Exame Toxicológico é um procedimento indolor.
4- Posso fazer o exame mesmo tendo cabelo tingido ou quimicamente tratado? Sim, o uso de produtos como tintura, gel, shampoo, condicionador e alisamentos não influenciam no resultado do exame.As amostras podem ser coletadas em cabelos naturais, mesmo em pessoas que utilizam tinturas ou alisamentos.
5- Quais as substâncias são identificadas no exame?
Lembrando que não é necessário pedido médico para realização do exame toxicológico. Entre em contato com o São Gerônimo, peça um orçamento e faça seu pré-agendamento pelo nosso WhatsApp