Data de publicação: 27/01/2022 00:00:00
Gripe, resfriado, variante ômicron: Como saber meu diagnóstico?
Os sintomas são tão parecidos que fica difícil identificar o que pode ser?
Gripe, resfriado, variante ômicron: Como saber meu diagnóstico?
É comum ficarmos com dúvidas em relação a sintomas como febre, dor de cabeça, mal estar e coriza. Até porque, as doenças respiratórias, que também incluem resfriado e gripe, costumam apresentar sintomas bem parecidos, já que impactam as mesmas regiões do corpo. A principal diferença é que alguns deles costumam aparecer com mais frequência ou ter maior intensidade, dependendo da doença.
Variante ômicron
Como muitos dos infectados pela nova variante do Covid-19 são assintomáticos, estes são os principais sintomas gerados pela Ômicron e que devem ser tidos em conta:
- Tosse seca;
- Cansaço;
- Dores pelo corpo;
- Pequena irritação na garganta;
- Dores de cabeça;
- Febre ligeira;
Os sintomas costumam ser mais leves, já que estudos apontam que a Ômicron se reproduz mais rápido nas vias aéreas e poupa o pulmão. Os sintomas melhoram, em média, cinco dias após o início e os mais graves foram registrados em pessoas não vacinadas contra a Covid-19.
Gripe
Diante de um quadro febril, é provável que o paciente esteja com gripe, desencadeada pelo vírus influenza. Mas a febre, por si só, não garante o diagnóstico da doença.
De acordo com o Instituto Butantan — responsável por produzir a vacina da gripe usada no Brasil —, os principais sintomas da gripe são:
- Febre repentina;
- Tosse (geralmente seca);
- Dor de cabeça;
- Dores musculares e articulares;
- Mal-estar;
- Dor de garganta;
- Coriza.
Os sinais da gripe costumam durar de cinco a sete dias, sendo que a tosse pode levar duas semanas ou mais para desaparecer.
Resfriado
O resfriado costuma ser marcado por sintomas mais leves que a gripe, e se parece bem mais com os sinais dados pela ômicron, por também afetar mais as vias aéreas superiores.
Os principais sintomas do resfriado são:
- Coriza (nariz escorrendo com secreção aquosa e transparente);
- Nariz entupido;
- Espirros;
- Dor de garganta;
- Febre baixa (mais comum em crianças — adolescentes e adultos não costumam apresentar).
Os sinais costumam durar de três a quatro dias, mas podem se prolongar em fumantes, chegando a até dez dias.
É muito difícil diferenciar estas doenças pelos sintomas, já que além e serem muito parecidos, algumas pessoas podem apresentar quadros atípicos fora do padrão. Outra barreira para diferenciar estas doenças é o fator de coinfecção, que acontece quando dois ou mais vírus contaminam o indivíduo ao mesmo tempo. Nesse caso todos os sintomas podem estar presentes e não é possível distinguir de uma infecção somente por um dos vírus.
Então, o que posso fazer para identificar?
A indicação é realizar primeiro o teste para a covid-19. Como ainda não se sabe a prevalência da ômicron no Brasil, a doença causada pelo coronavírus continua sendo a mais preocupante dentre as três.
Aqui no Laboratório São Gerônimo, realizamos todos os testes de forma segura e com uma equipe de excelência. Entre em contato agora mesmo através do nosso WhatsApp. E se você quer saber quais são os testes realizados pelo São Gerônimo, clique para ler nosso artigo completo.
Todos os exames são realizados por ordem de chegada, não sendo possível agendamento.