Hipertensão: 7 alimentos que auxiliam a baixar a pressão

Muito conhecidas pelos médicos, a hipertensão é chamado pelos profissionais da saúde como um mal silencioso. O motivo disso é que 90% das pessoas que possuem pressão alta não apresentam sintomas e, proveniente disso, podem saber disso e receber o diagnóstico após ter um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Entretanto, esse problema pode ser evitado. E o melhor: em casos, não necessita de remédios para controlar esse mal, pelo contrário, a escolha certa dos alimentos incluídos no seu cardápio do dia a dia podem ser ótimos para auxiliar a baixar a pressão.

Através de uma dieta balanceada em conjunto com a prática de exercícios físicos, muitas vezes será o suficiente para prevenir e até mesmo controlar a hipertensão.

Afinal, o que é hipertensão?

A hipertensão é caracterizada pela elevação anormal da nossa pressão arterial, ou seja, de modo mais técnico, isso acontece quando as paredes das artérias oferecem maior resistência para a passagem do sangue. Diante disso, o sangue é bombeado pelo coração para enviar aos órgãos exercendo, assim, mais pressão contra as paredes das artérias. Esse fato, faz com que sobrecarregue o coração, torne as artérias enrijecidas e, consequentemente, surja diversos problemas de saúde.

A hipertensão é responsável por 9,4 milhões de mortes no mundo por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e aumenta de 4 a 6 vezes o risco de AVC (acidente vascular cerebral). Os países com mais taxas de mortes por hipertensão é Rússia, Ucrânia, Romênia, Brasil e Estados Unidos, consequentemente. Na população brasileira, atinge 30% dos adultos, sendo que 50% em idosos e 5% em crianças e adolescentes.

Quais são os sintomas?

Por ser silenciosa, muitas pessoas não sabem que possuem pressão alta. Por isso, é essencial  fazer a medição da pressão regularmente, bem como exames de sangue. É com esse cuidado que ajudará a manter a pressão controlada, porém é importante ficar atento aos seguintes sintomas: dor no peito, dores de cabeça, fraqueza, tontura, perda de sangue pelo nariz, falta de ar, visão embaçada, agitação e vômito.

É válido salientar que esses sintomas não são necessariamente a hipertensão agindo em seu corpo, porém é a partir deles que é recomendável buscar uma consulta médica ou simplesmente ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e fazer a medição por meio de aparelhos.

Os alimentos que ajudam a combater a hipertensão

Morango: essa e outras frutas vermelhas são responsáveis pela redução da pressão arterial. Isso se dá pelo fato que essas frutinhas possuem a antocianina, no qual é responsável pela pigmentação vermelha e que ajuda a combater o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Aveia: é uma ótima fonte de fibras, minerais e vitaminas. Ao ingeri-la, ficará responsável no controle da glicose sanguínea, o que é essencial para quem sofre de hipertensão.

Salmão grelhado: os alimentos ricos em ômega-3 como, por exemplo, os peixes: salmão, atum e sardinha, são também ótimas fontes de potássio. Eles ajudam a regular o nível de colesterol no sangue e evitam o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Alho: é fonte de vitamina C e um ótimo antioxidante. No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Leite: o leite é fonte rica em cálcio, sendo responsável na diminuição da pressão do sangue quando é estimulada a eliminação do sódio. Recomenda-se consumir derivados do leite com baixo teor de gordura, tais como o queijo branco.

Noz: é rico em magnésio, trabalha como um vasodilatador e melhora a pressão arterial. Além de que, possui vitamina E e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Suco de beterraba: o suco possui nitrato, que é uma substância responsável em relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo.

O que reduzir para evitar a hipertensão!

Sal: o sódio é um mineral para equilibrar os líquidos do corpo. O consumo em excesso do sal contribui (e muito) para o aumento da pressão arterial. Por isso, procure adicionar o mínimo possível no preparo dos alimentos e substitua por ervas aromáticos que dão também sabor à comida, como o alho, cebola, orégano, manjericão e alecrim.

Para as pessoas que sofrem de hipertensão arterial precisam entender que irão conviver com isso durante a vida toda. Por isso, é essencial que faça o controle regularmente da pressão. Mantenha uma rotina com uma dieta rica acompanhada dos alimentos citados anteriormente, pratique exercícios físicos e siga as orientações do seu médico. Você é quem controla a sua pressão e qualidade de vida. Cuide-se!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!