Homem, você sabe o que é o Exame de PSA Total?

Novembro é o mês do homem. O mês para que todos eles possam banir qualquer medo, receio ou vergonha e procurar saber a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata. Por meio disso, o próximo passo é buscar meios para para realizar um diagnóstico e também, em casos de constatação da incidência da doença, realizar um tratamento imediato. Mas, além do exame do toque, você sabe que existe outro exame para diagnosticar o câncer de próstata? Pois é! Ele se chama Exame do PSA Total.

O que é?

O Exame de PSA (Prostate-Specific Antigens) Total é indicado para os homens que querem se prevenir o quanto antes ou que já estejam manifestando alguns sintomas que possam ser vigente do câncer de próstata, como, por exemplo, a dificuldade de urinar, a perda do controle urinário e possíveis sangramento da hora de urinar ou ejacular.

E como funciona o exame?

É simples, sem estresse, sem complicações e extremamente prático! O Exame de PSA Total é feito através de uma amostra de sangue coletada em laboratório, como o São Gerônimo. O processo é rápido e o resultado é obtido em dois dias.

E o resultado?

Ok, após ter feito o exame, é a hora de saber o resultado. A grande maioria dos homens possuem os níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng / mL) de sangue. A chance de um homem desenvolver o câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Ou seja, se um homem possui o valor de PSA Total acima de 4 ng/ml possui grandes suspeitas de estar com a doença. Mas, também ocorrem casos que mesmo estando com o nível do PSA Total abaixo de 4 ng/ml, é possível alguns homens serem diagnosticados com câncer de próstata ao passarem por uma biópsia.

Por exemplo, alguns médicos podem recomendar o exame de biópsia apenas quando o PSA está acima de 4, enquanto outros recomendam a partir do 2,5.

Diante de disso, é importante que todos os homens tenham consciência da importância do Exame de PSA Total. Aqui no Laboratório São Gerônimo você pode realizar esse exame, especialmente agora no Novembro Azul - período de conscientização do câncer de próstata. Temos especialistas qualificados para atender todos eles!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!