Janeiro Branco - Como melhorar sua saúde mental em 2022
Em janeiro as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e emocionais. Por isso, separamos 5 dicas melhorar sua saúde mental em 2022.

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental.

O projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

Em janeiro as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, emocionais e em seus sentidos existenciais. As pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Por isso, nós do Laboratório São Gerônimo separamos 5 dicas práticas para melhorar sua saúde mental em 2022:

1. Encontre significado nas atividades do dia a dia.

Existem passos simples que você pode seguir para recarregar suas baterias emocionais e despertar uma sensação de realização, propósito e felicidade. Uma maneira fácil de chegar lá é fazer suas atividades cotidianas com mais propósito. Algo tão simples como limpar a cozinha ou cuidar do quintal, ou mesmo lavar as fronhas, pode levar a uma sensação de realização. Defina um cronômetro de 10 minutos e faça uma corrida curta ou tente uma meditação de um minuto.

2. Esteja no momento presente.

Seu cérebro é como um computador, e tem apenas uma certa quantidade de memória de trabalho, disse Judson Brewer, diretor de pesquisa e inovação do Mindfulness Center da Brown University. É por isso que emoções negativas como ansiedade e estresse podem tornar mais difícil pensar ou resolver problemas. “A primeira coisa que temos que fazer é nos aterrar no momento presente para que possamos nos acalmar”, disse o Dr. Brewer, que sugeriu manter esta técnica de meditação:

  • Estique os dedos de uma das mãos.
  • Começando na parte inferior do polegar, contorne a parte externa do polegar usando o dedo indicador da outra mão.
  • Inspire lentamente pela boca enquanto segue o caminho.
  • Quando chegar ao topo do polegar, expire lentamente pelo nariz enquanto contorna o outro lado do polegar.
  • Repita para todos os cinco dedos, inspirando e expirando lentamente enquanto sobe e desce, até estar de volta ao momento presente.

3. Anote o que está incomodando você antes de dormir.

Uma a duas horas antes de dormir, escreva todos os seus pensamentos em uma folha, especialmente aquilo que o está incomodando ( pode ser o que você vai fazer amanhã no trabalho ou as contas que precisa pagar). Em seguida amasse a folha e jogue-a no lixo. O ato de despejar seus pensamentos em um pedaço de papel e jogá-lo fora é um gesto simbólico que te fortalece e acalma sua mente, afirma Ilene Rosen, especialista em medicina do sono e professora associada de medicina na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.

4. Converse consigo mesmo.

Sempre que sentir algo, procure entender o que originou aquele sentimento ou pensamento, para identificar quais as coisas relacionadas com tal estado emocional. Mas atenção para não ficar se cobrando ou questionando o tempo todo sobre o que está sentindo, para não racionalizar demais as emoções. Deve haver um equilíbrio entre querer se entender e se questionar: Olhe para si mesmo e aprenda sua própria maneira de reagir e lidar com as coisas. Se sentir necessidade procure a ajuda de um profissional, como o psicólogo.

5. Confira sempre como anda sua saúde.

Sua vida é muito importante não só para você, mas também para as pessoas que você ama. Cuidar de sua saúde é muito importante para se manter presente e também cuidar para que não transmita qualquer tipo de doença para as pessoas ao seu redor. Cuide-se e cuide de quem você ama. Procure seu médico, faça seus exames de rotina e garanta que seu estado físico não atrapalhe seu estado mental.

Comece o ano tranquilo com a sua saúde, agende agora seus exames de Check-Up e conte com o Laboratório São Gerônimo para cuidar de você!