Março, mês da mulher: Lembretes práticos para fazer mudanças positivas
Nossa saúde é nossa riqueza. Nunca é tarde para focar em nosso bem-estar.

Mês da mulher: Nossa saúde é nossa riqueza e nunca é tarde para focar em nosso bem-estar

A vida moderna pode significar uma vida ocupada. Podemos realizar ambições profissionais e pessoais, criar uma família, manter contato com amigos, administrar uma casa... e às vezes até relaxar.

É por isso que, para muitas mulheres, a saúde mental e física geralmente fica em segundo plano. De fato, as duas maiores barreiras para as mulheres não manterem um estilo de vida saudável são a falta de tempo e a despriorização do próprio bem-estar.

Muitas mulheres podem levar uma vida de pressão, principalmente quando se trata de gerenciar uma carreira e família. No entanto, a saúde é importante, não apenas para elas em si, mas para o sucesso da sociedade e da própria economia em geral. 

As complicações de saúde mais comuns em mulheres incluem doenças cardíacas, câncer de mama, doenças autoimunes, depressão e ansiedade.

Aqui no blog já detalhamos algumas destas como a incontinência urinária e o câncer de mama.

Já sabemos que uma vida saudável pode ajudar a prevenir doenças, promover longevidade e aumentar o prazer do estilo de vida. Dessa forma, o Laboratório São Gerônimo listou alguns lembretes práticos para fazer mudanças positivas para impactar melhor a saúde.

Gerenciar o estresse

O estresse é uma parte natural da vida moderna e pode ter benefícios positivos. Nos sentimos motivadas e satisfeitas diante de situações como assumir um cargo novo no trabalho, ter o primeiro encontro com quem estamos apaixonados, planejar uma festa de casamento, fazer a prova de um concurso público, preparar-se para uma competição esportiva ou acompanhar o nascimento de um filho desejado. No entanto, muito estresse pode causar danos físicos e mentais a longo prazo, e é por isso que é importante gerenciá-lo e estar atento aos sinais do corpo e da mente.

Pratique exercícios de respiração ou meditação. Escreva uma lista de tarefas ou um diário para organizar seus pensamentos. Converse com um amigo, parente ou parceiro sobre qualquer coisa que esteja em sua mente.

Não deixe o estresse controlar você. Tome medidas para controlar o estresse para um estilo de vida mais saudável.

Mantenha-se informada

É importante ficar por dentro de possíveis complicações de saúde. Descubra quais doenças comuns afetam as mulheres e fique de olho nos sinais.

Mais importante ainda, não tenha medo ou vergonha de falar com as pessoas sobre isso, especialmente seu médico. Se você está preocupado com sua saúde, seu médico precisa saber para conseguir te ajudar.

Manter-se informada e dizer coisas em voz alta pode salvar sua vida.

Seja focada no futuro

Pode ser mais fácil para as mulheres mais jovens se manterem saudáveis. No entanto, a saúde não é um estado de curto prazo, mas um investimento de longo prazo, e mais pessoas precisam pensar mais no futuro do que na situação atual.

Faça mudanças agora em seu estilo de vida, como comer melhor, se exercitar mais, dormir melhor e reduzir o excesso de bebida. 

Durma melhor

O sono é muito importante, mas muitas vezes o substituímos por coisas que acreditamos que nos tornarão mais produtivos, mais felizes ou mais bem-sucedidos. No entanto, o sono é um dos melhores impulsos para a saúde e é fácil de alcançar se você criar o ambiente certo para descansar.

Interromper seu ciclo de sono pode deixá-la mais grogue do que a falta de sono. Se não estiver com sono, procure fazer um exercício de respiração.e meditação. Outra dica é utilizar uma máscara ou cortinas blackout ou desligar a televisão antes de dormir. E não se esqueça das distrações - mude seu telefone para o modo silencioso!

Se mantenha positiva

A frase 'positividade do corpo' é definitivamente lançada nas mídias sociais, mas é um conceito importante para se viver. Embora a aptidão física seja vital, também é bom para sua saúde mental manter-se positiva em relação a si mesmo.

Não estabeleça metas de saúde irreais – pesquise o que é possível para sua idade e seu nível de condicionamento físico. Incentive a si mesmo e a outras pessoas e lembre-se – o que você vê no espelho geralmente é controlado por como você se sente naquele dia, e não pela sua realidade. Ignore a câmera, o espelho e a mídia e, em vez disso, ouça atentamente seu corpo. Ele conhece você melhor.

Mulheres mais saudáveis hoje para um amanhã melhor

É importante não se concentrar apenas na auto-saúde, mas também na saúde de seus entes queridos e de outras pessoas próximas a você. A feminilidade envolve encorajamento, apoio e comunidade - e a saúde é uma daquelas áreas onde as mulheres podem ajudar umas às outras. Faça da saúde um tema fácil de conversas com seus amigos e familiares. Compartilhe dicas de saúde e preocupações. Junte-se a grupos de exercícios ou faça amigos para ir à academia ou correr. Estabeleça metas em conjunto e comemore quando as alcançar. Fique atento a quaisquer sinais de alerta de má saúde física ou mental. E, o mais importante: um sorriso feliz é um grande impulso para a saúde.

A boa saúde não é importante apenas hoje, mas também para amanhã, então comece a fazer mudanças positivas agora. Converse com seu médico para realização do check-up anual na sua saúde e conte com o Laboratório São Gerônimo para realizá-lo. Aqui priorizamos o atendimento de excelência baseado na empatia e conforto para você realizar seus exames de forma tranquila e segura. Clique aqui e entre em contato agora mesmo.