Menino ou menina? Saiba o sexo do seu bebê a partir da 8ª semana de gravidez
É natural que após a descoberta da gravidez, as gestantes tenham curiosidade de saber qual o sexo do bebê. Anteriormente, era necessário esperar até a décima quinta semana de gravidez para realizar o ultrassom em que se notaria o órgão sexual em desenvolvimento.
Hoje em dia, com os recursos da biologia molecular, já é possível saber o sexo a partir da oitava semana gestacional com simples exame laboratorial.
Assim como o exame Beta-HCG, a sexagem fetal é não-invasiva e realizada através de coleta de sangue da mãe. Sem qualquer risco ao bebê, não há contra-indicação e o resultado tem confiabilidade de 98%.
E como é possível saber o sexo do bebê com amostra de sangue da mãe?
A sexagem fetal é possível, uma vez que há uma pequena quantidade de DNA fetal circulante no sangue da mãe. O exame consiste, portanto, na busca do cromossomo Y, por ser o cromossomo específico do sexo masculino.
A detecção de um cromossomo Y na amostra é indicativa de uma criança do sexo masculino e a ausência indica portanto, gestação de bebê do sexo feminino.
No caso de gestação de gêmeos univitelinos (em que compartilham o mesmo DNA), os bebês terão o mesmo sexo, então o resultado se dará para ambos.
Já no caso de gêmeos bivitelinos, há mais de uma placenta e a identificação de um cromossomo Y indica que um dos bebês é menino. Caso ocorra ausência de DNA masculino, isso indica que a gravidez é de duas meninas.
Para você mamãe que está curiosa, saiba que você pode realizar o exame em qualquer unidade do Laboratório São Gerônimo, ou no conforto da sua casa com a coleta domiciliar.
Para mais informações entre em contato com nossos Canais de Atendimento ao Cliente.
Equipe Laboratório São Gerônimo