Mês Nacional da Saúde: reflexão sobre o autocuidado

A saúde é praticamente o pilar mais importante da nossa vida. É através dela que podemos nivelar o que devemos comer ou deixar de comer, quais atividades físicas fazer, quais medicamentos tomar e entre outros. Ela é o combustível base para vivermos mais tranquilamente no mundo. Diante disso, a saúde é celebrada mundialmente no dia 07 de abril, porém o Brasil possui uma própria homenagem, em que é comemorada no dia 05 de agosto. Essa data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Saúde, o mesmo dia do nascimento do médico Oswaldo Cruz, em São Paulo, no qual foi o precursor da medicina experimental e responsável pelas erradicações de perigosas epidemias que aconteciam no país no século XlX e início do século XX.

Diante disso, o mês de agosto pode ser considerado o Mês Nacional da Saúde, para evidenciar alertas sobre essa área para todos os cidadãos brasileiros. Nós do Laboratório São Gerônimo separamos algumas reflexões dentre a saúde, mais especificamente ao autocuidado que temos referente a nossa saúde e nosso corpo. Vamos conferir?

O AUTOCUIDADO

O conceito de autocuidado foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em que trata de assuntos fundamentais de como a população realiza e mantém a própria saúde, bem como se previne de eventuais doenças que podem surgir. Através do autocuidado e do próprio entendimento do conceito, a pessoa, em questão, consegue discernir o que pode ou não fazer bem para si. Um cidadão bem mais informado e esclarecido, consequentemente, auxilia para que o país torna-se, em suma, mais saudável e desenvolvido.

COMO PRATICAR O AUTOCUIDADO?

Em prática, o autocuidado nada mais é que buscar as necessidades básicas para manter o corpo e mente bem. Para visar uma melhor qualidade de vida é indicado que a pessoa procure, primeiramente, melhor o seu estilo de vida, assim, posteriormente, evitar hábitos que sejam nocivos, desenvolver uma alimentação equilibrada, adotar medidas que possam prevenir doenças, como dito anteriormente, e controlar fatores de riscos que podem desencadear possíveis doenças.

Ademais, a prática de exercício físico é um dos pontos fortes do autocuidado, porque ele auxilia na regularização do sono e do apetite, promove um ótimo funcionamento dos intestinos, bem como evitam e reduzem o sobrepeso. Uma das atividades físicas mais recomendadas é a caminhada.

Em relação à higiene, é indicado praticar bons hábitos tais como: realizar banhos diários, escovação dos dentes três vezes ao dia, utilização do fio dental, lavar as mãos antes e após ir ao banheiro, regularização do sono para obter um bom descanso.

E, por fim, uma das diretrizes do autocuidado é a busca da felicidade. Mude a rotina e tenha uma vida social ativa, para que nenhum problema do seu trabalho, por exemplo, interfira no seu lazer.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!