Mitos e verdades: qual é a relação da diabete com a fertilidade masculina?

Sabemos que a diabete é uma das doenças crônicas que mais atingem as pessoas. No Brasil, por exemplo, a diabete afeta 14,3 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. E é algo muito complicado para a população em geral, devido que a doença não tem cura e a incidência vem aumentando de forma muito preocupante. Além de gerar diversas consequências graves de saúde, também faz com que a pessoa diabética tenha um vasto gasto financeiro.

Mas, você sabia que a diabete também pode atingir a fertilidade masculina? Pois é! E como estamos no Novembro Azul - mês dedicado aos homens, hoje vamos falar um pouquinho sobre como a diabete pode prejudicar a fertilidade masculina. Então, para todos eles que estão lendo esse artigo, fiquem ligados no que iremos falar abaixo!

A diabete e a fertilidade masculina

A diabete, por gerar um aumento anormal de açúcar no sangue, pode prejudicar na qualidade dos espermatozoides. Essa glicose presente no organismo é considerado uma boa fonte de energia, porém, em excesso, traz grandes problemas à saúde. Para o homem, a diabete causa diminuição da libido e até impotência sexual - algo que preocupa muito eles. Com o aumento de açúcar no sangue, o esperma produzido nos testículos ficam mais propensos a obter defeitos que impedem a fertilização, ou seja, o homem com diabetes apresenta espermatozoides lentos e com sêmen num volume menor.

E como tratar?

Bom, basicamente o primeiro passo para se fazer é o paciente buscar uma especialista para tratar da diabetes. Além disso, a alimentação balanceada e rica em gorduras naturais é importantíssima para os diabéticos, pois pode até reduzir o uso de medicação. Também é necessário realizar atividades físicas, para sempre manter o corpo ativo, evitar o consumo de tabaco e ter um bom controle de peso.

Agora que você, homem, já sabe como a diabetes pode prejudicar na fertilidade masculina, corra enquanto há tempo e opte por escolhas corretas e saudáveis em sua vida!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!