Novembro Azul: campanha conscientiza homens sobre o câncer de próstata

O mês de outubro foi o período da conscientização ao câncer de mama para as mulheres, já neste mês acontece a campanha nacional do Novembro Azul, na qual é feita especificamente para os homens com o intuito de alertar sobre o câncer de próstata e realizar ações para prevenir essa doença.

O movimento iniciou-se em 1999 em um Pub na Austrália, através de um grupo de amigos que teve a ideia de deixar o bigode crescer em apoio à conscientização em relação às doenças masculinas e a prevenção do mesmo. No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November - Bigode + Novembro). No Brasil, quem trouxe a campanha para cá foi o instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, formalizando uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A partir desta data, muitas celebridades e instituições começaram a apoiar a causa e a campanha já faz parte do calendário nacional de prevenções.

O Laboratório São Gerônimo apoia sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata e alerta para os seguintes tópicos:

  • Vontades repentinas de urinar;
  • Dificuldades em urinar;
  • Diminuição do jato na urina;
  • Dores corporais e ósseas;
  • Insuficiência renal.

O câncer de próstata é a segunda doença mais comum nos homens. Além disso, no início a doença não apresenta sintomas, somente na fase mais avançada que começam a aparecer em seus corpo as manifestações citadas anteriormente. Além disso, é mais frequente na terceira idade, a partir dos 65 anos. Entretanto, os médicos recomendam que todos os homens compareçam anualmente ao urologista a partir dos 50 anos.

Para a prevenção, é de extrema importância realizar exames de sangue (PSA) e de toque, pois assim é possível detectar a doença na fase inicial e realizar um tratamento para a cura. Ademais, manter uma alimentação saudável, ter cuidados com a obesidade e praticar exercícios físicos regularmente facilitam para que a doença não apareça no futuro.

Homens que se cuidam, se tocam. Em menos de 15 segundos várias vidas são salvas.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.