Novembro Azul: os homens também devem se cuidar

Sai o rosa e entra o azul. Novembro é mais um mês de conscientização, mas dessa vez é especialmente para os homens. Nada de preconceito, medo ou vergonha! Para enfrentar o câncer de próstata todos eles precisam de coragem e força de vontade em busca da prevenção, diagnóstico precoce e/ou tratamento da doença.

Para se ter uma ideia, o câncer de próstata atingiu cerca de 61 mil homens em 2016, sendo que a maior taxa de incidência aconteceu na região Sul, seguida pelo Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 36 minutos morre um homem no país. Essa é uma informação preocupante e que assusta as pessoas do sexo masculino.

Mas, você sabia que existem meios para diagnosticar esse mal e realizar um diagnóstico precoce? Para ficar bem ligado sobre essa doença, confira abaixo algumas informações importantes que nós do Laboratório São Gerônimo separamos:

  • O câncer de próstata é mais frequente em homens a partir dos 65 anos de idade, porém pode surgir a partir dos 50 anos;
  • Os homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata ou negros (os mais vulneráveis para o desenvolvimento da doença), devem se consultar no urologista a partir dos 45 anos;
  • Para detecção da doença, é necessário dois exames: o do toque e do psa. O exame do toque é feito com o urologista e tem uma duração de 5 a 10 segundos. Simples e rápido! O exame do PSA é realizado através de uma amostra de sangue. Basicamente, quando ocorre algum dano com a próstata, seja ela uma inflamação, infecção ou surgimento do câncer, o PSA tem aumento no nível do sangue, identificando, assim, algo “estranho” no órgão.

OK, MAS QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Para identificar um possível aparecimento do tumor é preciso prestar atenção em alguns sintomas, tais como: sentir dificuldade ao urinar; frequentemente tem perda de controle urinário; possui sangramento ao urinar ou ejacular. Se você sente alguns desses sintomas, está na hora de procurar um urologista o quanto antes (mesmo que não esteja dentro da faixa etária prospectada que a doença atinge), para realizar um diagnóstico precoce e ter maiores chances de cura.

Homem que é homem também cuida da saúde. Nós do Laboratório São Gerônimo apoiamos o Novembro Azul. Apoie você também!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!