Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Estamos no mês de unirmos forças em prol da saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa é um movimento que todos os anos mobiliza toda a sociedade em busca da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Doença que, no ano passado, atingiu 57.960 brasileiros, levando a óbito mais de 14 mil mulheres. O pior é que muitos desses casos poderiam ser evitados, pois se diagnosticado nos seus estágios iniciais, o câncer de mama tem altas chances de cura.

Apesar de não ser uma doença que pode ser prevenida, é muito importante que as mulheres fiquem de olho em qualquer sinal de alterações suspeitas nas mamas. Desde a puberdade, as jovens devem ser orientadas a conhecer o próprio corpo para que consigam fazer o autoexame, ou autocuidado, sempre que possível. E, a partir dos 40, passar por mamografias anualmente, ou ainda mais cedo, se houver histórico familiar.

A responsabilidade da saúde da mulher deve ser de todos, inclusive dos homens ao seu redor, que podem incentivar e cobrar que ela se cuide. Quando detectado precocemente, as chances de cura do câncer de mama podem chegar à quase 100%. Por isso, é importante que a sociedade se una em prol do Outubro Rosa, nós podemos ganhar a batalha contra o câncer de mama. O Laboratório São Gerônimo veste o rosa no mês de outubro. Mulher que se ama, se cuida!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!