Outubro Rosa - Um mês para lembrar que os cuidados da mulher acontecem o ano inteiro
Será que não está na hora de realizar aquele check up médico que sempre deixamos pra depois?

Outubro Rosa - Um mês para lembrar que os cuidados da mulher acontecem o ano inteiro

Em 2020, mais de 1 milhão de mulheres deixaram de realizar seus exames de detecção precoce ao câncer de mama. Fatores como esquecimento, falta de tempo e medo em função da pandemia fez com que mulheres ficassem sem a realização dos seus exames anuais e isto provavelmente também está ocorrendo em 2021.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Precisamos lembrar também que a campanha Outubro Rosa inspira cuidados com a saúde da mulher que vão muito além da prevenção do câncer de mama. Entre eles, há medidas simples, como a adoção de uma rotina mais saudável, por meio de algumas mudanças nos hábitos diários, e a realização dos exames periódicos solicitados pelos médicos.

Os cuidados visam controlar os fatores de risco e estimular os fatores preventivos.

A seguir, confira 10 hábitos que estimulam a melhoria na saúde da mulher:

1. Alimente-se de forma saudável e equilibrada

Alimentos milagrosos não existem. Porém, ao optar por uma dieta rica em alimentos naturais e menos processados, você protege o corpo e diminui o risco de desenvolver a doença. Por isso, em sua rotina diária:

  • Prefira o consumo de frutas, verduras, legumes in natura;
  • Coma cereais integrais, grãos e leguminosas;
  • Evite comidas congeladas, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, bebidas prontas açucaradas, etc.

A alimentação não é apenas uma questão de controle da obesidade e pode contribuir até para o desenvolvimento do câncer e de demais doenças. Ao optar por alimentos saudáveis, tenha em mente que está nutrindo seu corpo e isso é motivo de felicidade. Neste artigo listamos os principais alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama 

2. Pratique atividades físicas regularmente

Junto da alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos ajuda a manter o peso ideal e evitar a obesidade, que é um forte fator de risco para o câncer. Não consegue realizar atividades físicas todos os dias? Comece tentando pelo menos 2 vezes na semana e opte por uma prática que você goste. A prática de atividade física contínua contribui para:

  • Equilibrar os níveis hormonais (reduzindo os níveis de estrogênio circulantes e a resistência à insulina);
  • Reduzir o tempo do trânsito gastrointestinal (diminuindo o contato dos tecidos com substâncias cancerígenas);
  • Fortalecer o sistema imune.

Confira aqui mais informações sobre as atividades físicas e o câncer de mama.

3. Durma bem

A qualidade do sono é fundamental para a saúde de todos nós. Mas entre as mulheres, o sono revigorante costuma ser mais longo do que entre os homens. Isso porque, além de exercerem múltiplas tarefas no dia, existe a influência dos hormônios.

Portanto, cuide da qualidade do seu sono. Para isso:

  • Estabeleça uma rotina diária com horários para dormir e acordar;
  • Providencie um ambiente escuro, silencioso e livre de telas (do computador, televisão, celular etc);
  • Evite refeições pesadas próximas ao momento de se deitar;
  • Evite o consumo de bebidas estimulantes (café, refrigerante etc) a partir do final da tarde;
  • Evite a prática de atividades físicas intensas próximo ao horário de dormir.

4. Fique longe do estresse

O estresse é considerado um fator de risco para a doença, pois aumenta a liberação de cortisol e outros hormônios responsáveis por manter o organismo em um processo de inflamação contínua.

Encontrar formas de minimizar o impacto do estresse no dia a dia é muito importante. Muitas pessoas, por exemplo, têm buscado o equilíbrio nos métodos de meditação. Mas seja meditando ou optando por outras práticas, o importante é descobrir o que melhor funciona para você. Hoje com poucos cliques na tela do celular ou do computador conseguimos encontrar boas práticas e exemplos a serem seguidos.

5. Evite consumo excessivo de bebidas alcoólicas

As mulheres, ainda mais do que os homens, devem evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois acarreta em muitos prejuízos para a saúde, como:

  • Ganho de peso, por conta das calorias das próprias bebidas e da frequente combinação com comidas hipercalóricas e pobres em nutrientes;
  • Diminuição da absorção de nutrientes;
  • Desenvolvimento de transtornos de humor, como depressão e ansiedade;
  • Risco dobrado de ter câncer de mama, em comparação a mulheres abstinentes;
  • Danos ao fígado; entre outros problemas de saúde.

6. Procure não fumar

O tabagismo feminino está associado ao maior risco de adoecer precocemente. Considerando as patologias que mais matam mulheres (doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias) todas estão relacionadas ao cigarro.

7. Beba bastante água - 2 litros por dia!

A água é essencial para manter as principais funções do organismo e não devemos esperar ter sede para ingeri-la. Tomar água ajuda a:

  • Regular a temperatura corpórea;
  • Desintoxicar o corpo;
  • Permitir o transporte e a absorção de nutrientes;
  • Ajudar no emagrecimento;
  • Deixar a pele mais bonita.

8. Não se exponha ao sol sem proteção

A exposição à luz do sol sem proteção não é apenas um fator de risco para o câncer de pele, mas também acelera o envelhecimento da derme. Evitar se expor das 10 às 16 horas (horário de maior intensidade da radiação UV) e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 30 ajudam na prevenção.

9. Cuide da saúde mental

Ter uma boa saúde mental evita que as mulheres descuidem dos autocuidados, fazendo com que sejam vigilantes em relação à própria saúde. Por isso, ao manifestar sintomas de transtornos psíquicos, deve-se buscar ajuda de um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra).

10. Faça exames preventivos - Não deixe mais para amanhã!

Comparecer às consultas periódicas de rotina e fazer os exames solicitados pelos médicos é fundamental para cuidar da saúde da mulher. Entre eles, destacam-se:

  • Mamografia, essencial para diagnosticar, precocemente, o câncer de mama, sendo requisitada, anualmente, após os 40 anos de idade;
  • Papanicolau, importante para a prevenção do câncer de colo de útero, sendo realizado, geralmente, a cada três anos em toda mulher que já iniciou a vida sexual (principalmente dos 25 aos 59 anos).
  • Check up médico completo para avaliar a sua saúde como um todo e poder diagnosticar doenças ou condições predisponente de forma precoce

Fazer o check-up médico significa ter qualidade de vida.

Sabemos que uma rotina de atividades intensas e tempo escasso, muitas vezes acarreta no adiamento de um check up médico. Porém, o cuidado da mulher deve ser contínuo e continuado durante todo o ano. 

O Laboratório São Gerônimo incentiva uma rotina de cuidados diários, em que manter os exames em dia faz toda a diferença. Quanto melhor forem os cuidados com a saúde da mulher, melhor será sua qualidade de vida!

Agende agora mesmo o seu check-up pelo nosso WhatsApp (48) 3242-7456 e cuide de você!