Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Há estimativas que a infecção urinária pode atingir a metade da população feminina no mundo todo. Além disso, cerca de 50% a 80% das mulheres vão ter infecção em um momento da vida, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. A cistite, por exemplo, é o tipo mais comum entre elas. Mas, você sabe por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Basicamente, isso acontece porque o tamanho da uretra feminina é mais curto e isso facilita a ida das bactérias causadoras da infecção até a bexiga, onde é o local que a urina se concentra após ser produzida nos rins.

Algumas vezes, essa infecção tem a possibilidade de passar despercebida por algumas mulheres e o corpo consegue combatê-la naturalmente, entretanto quando surge alguns sintomas de dor ou ardor ao urinar, é necessário agir rapidamente e iniciar um tratamento.

Os sintomas

Para saber se você está com infecção urinária, é interessante ficar atenta aos seguintes sintomas: ardência ao urinar e dor em baixo do ventre, urinar em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, urina mais escura, e a presença de forte odor. Essas são as principais causas. Para saber como tratá-las, leia o tópico abaixo.

Ok, mas como evitar esse mal?

Para evitar ou combater a infecção urinária, é necessário que tenha o hábito de beber bastante água durante o dia, pelo menos 2 litros é indicado, para manter o sistema urinário saudável. Além disso, é recomendável não segurar o xixi por muito tempo, porque isso faz com que as bactérias se acumulem mais facilmente no organismo.
Diante disso, vimos como a  infecção urinária é algo sério! O mais recomendado é você sempre buscar o auxílio de um médico para identificar o tipo de infecção que tem e, assim, tratar e aliviar as dores. Cuide-se!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!