Às vezes, quando estamos envolvidos em um trabalho, terminando de escrever um e-mail considerado urgente, finalizando uma tarefa da escola/faculdade ou até mesmo está na rua com vontade de urinar, ao chegar na hora de finalmente usar o banheiro, você já está apuradíssimo e com a sensação que a bexiga está prestes a explodir. Mas será que isso causa problemas?

Saiba que segurar a urina por muito tempo pode ser prejudicial à saúde, porque é possível provocar infecção ou incontinência urinária, no qual pode formar eventuais pedras na bexiga.

Ao ter um acúmulo de urina dentro da bexiga aumenta a formação de microrganismos e ao segurar a urina por um longo período de tempo a bexiga não relaxa completamente durante a micção, fazendo com que possa ficar acumulada urina e aumentando o risco de infecções.        Além de que, ao segurar o xixi, pode diminuir a elasticidade da bexiga, provocando, assim, a incontinência urinária.

Saiba como evitar a doença

  • Ao sentir vontade de ir ao banheiro, não se segure! Vá ao banheiro o mais breve possível;
  • Hidrate o seu corpo de 1,5L a 2L de água ou com outros líquidos por dia, para ter necessidade de ir ao banheiro 6 a 7 vezes;
  • Pratique exercícios físicos regularmente e preze por alimentos com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
  • Caso esteja sofrendo com sintomas desagradáveis regularmente, procure ajuda médica.

Os dois litros de água é muito importante para o aparelho urinário, pois é uma varredura mecânica, no qual limpa os rins, os uréteres e a bexiga. E isso impede a colonização por bactérias, formação de cálculos e todo o resto.

Cuide-se!

Laboratório São Gerônimo – Humanizando