Quais exames devem ser feitos antes de iniciar uma atividade física?

Resolveu nesse verão se inscrever na academia, tirar a bicicleta da garagem, dar uma volta de patins no parque ou simplesmente está pensando em fazer um novo exercício diário? A decisão de começar a praticar uma atividade física é o pontapé inicial para quem busca ter uma vida mais saudável, mas para fazer isso da melhor forma possível, é interessante haver algumas precauções.

Antes de começar a correr, levantar peso ou praticar um futebol durante alguns dias da semana, é recomendável consultar um médico para realizar exames físicos de acordo com a atividade e a sua idade. Confira alguns exames que são extremamente importantes a ser feitos antes de iniciar uma atividade física:

Teste Ergométrico

O teste ergométrico ou teste do esforço é responsável por medir a frequência, ritmo cardíaco e pressão arterial. Durante o teste, é possível observar os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço, tais como avaliar eventuais cardiopatias e detectar o VO2 máximo (check-up do total do consumo máximo de oxigênio que representa o total de capacidade aeróbica de um indivíduo). Quanto maior for o número obtido, melhor é o seu condicionamento físico.

Ecodopplercardiograma

O exame ecodopplercardiograma é a avaliação da anatomia e funcionamento do coração. O transdutor (sonda) é colocado sobre o tórax do paciente e é possível detectar doenças cardíacas.

Exames de sangue

O realização do  hemograma, glicemia, uréia e creatinina, lipidograma, ácido úrico, hepatograma,e dosar algumas vitaminas essenciais vão,além de identificar a anemia,Diabetes, eles ajudam a ver o funcionamento de rins e fígado e a prescrição adequada de suplementos para auxiliar nos exercícios.

Calorimetria indireta

É o exame que garante o cálculo do gasto calórico em repouso durante o esforço. Através dele, é possível recomendar uma atividade ideal para queimar a quantidade de calorias necessárias de acordo com o seu objetivo, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou manter o peso.

Bioimpedância

A bioimpedância é uma exame que avalia a quantidade de água, gordura e músculo da composição corporal, ou seja, descobre todo o tecido adiposo e muscular que o corpo possui. Além disso, com o uso desse método é possível os nutricionistas e endocrinologistas elaborar cardápios e tratamentos mais eficazes para os treinamentos. Diante disso, fica muito mais fácil definir um objetivo no treino e acompanhar a evolução do novo atleta.

Ao realizar todos esses exames e cada exercício ser bem orientado e praticado com regularidade, ajuda a controlar hipertensão arterial, melhora o índice de glicose no sangue, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos , além de liberar endorfinas, no qual induzem a sensação de bem estar. Assim, ficando de bem com a balança e seu corpo, ajuda sua autoestima e, por fim, melhora a sua qualidade de vida.
Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.