A diabetes é uma das doenças que mais atingem as pessoas no mundo. Basicamente, ela faz com que o nosso corpo seja incapaz de processar a glicose - que é um tipo de açúcar que está presente nos alimentos que consumimos, e que é também responsável pela produção de energia do nosso corpo. A encarregada de transformar a glicose em energia é a insulina, porém as pessoas com diabetes não produzem insulina naturalmente e, com isso, não conseguem fazer essa transformação. E, a partir do momento que a glicose não é transformada em energia, ela se acumula no sangue, ocasionando diversos sintomas e problemas de saúde.
Mas, você sabe quais são os sintomas da diabetes? Para estar em alerta com a sua saúde e tomar os devidos cuidados, listamos abaixo os principais sintomas aparentes em pessoas com diabetes.
SINTOMAS
A diabetes é dividida em duas categorias: a tipo 1 e a tipo 2. A diabetes do tipo 1 é causada pelo ataque do sistema imunológico, no qual faz com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada ao corpo. Com isso, essa glicose permanece no sangue e acaba não sendo utilizada como energia. Geralmente, os sintomas são identificados de maneira rápida pelas pessoas, que são:
- Vontade de urinar várias vezes ao dia;
- Fome frequente;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Náusea e vômito.
Já a diabetes do tipo 2, é ocasionada pelo mau uso da insulina no organismo, fazendo com que a taxa de glicose fique descontrolada. Neste caso, podem demorar anos para a diabetes ser percebida, porém é possível identificar alguns sinais da doença, tais como:
- Urinar em excesso;
- Visão embaçada;
- Formigamento nos pés;
- Cansaço;
- Fome frequente;
- Sede constante.
O DIAGNÓSTICO
Realizar o diagnóstico é imprescindível para evitar possíveis complicações. O diagnóstico para a diabetes tipo 1 é feito através da glicemia de jejum, por meio do exame de hemoglobina glicada. Já o diagnóstico da diabetes tipo 2 é feito mediante a três exames: glicemia de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica.
TRATAMENTO
Para tratar os sintomas da diabetes tipo 1 é recomendável manter hábitos saudáveis, principalmente praticar exercícios físicos e realizar uma dieta balanceada. Além disso, é fundamental verificar a glicemia diariamente e aplicar insulina.
Já para realizar o tratamento da diabetes tipo 2 é também recomendável praticar exercícios físicos, controlar a dieta, reduzir o consumo de carboidratos e de açúcares, evitar o consumo de bebida alcoólica, não fumar, controlar o estresse e hipertensão.
É importante que todos os sintomas devem ser relatados a um médico, no qual esse realizará o diagnóstico correto e, diante disso, solicitará alguns exames complementares para a identificação.
Cuide de sua saúde!
São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!