Será que meu bebê tem intolerância à lactose?

A intolerância à lactose atinge milhões de pessoas no mundo todo, pois são problemas que apresentam reações a partir do consumo de leite e derivados.

Os bebês, por exemplo, podem manifestar a intolerância à lactose ainda recém-nascidos. Nestes casos, sofrem com sintomas como diarreia. Para tornar mais rápida e fácil a detecção nos bebês, precisamos entender o que é a intolerância à lactose, quais os sintomas e qual é o tratamento.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é uma sensibilidade alimentar não alérgica, no qual ocorre quando há a redução ou ausência da enzima lactase no organismo, em que é necessária para metabolizar o açúcar do leite (lactose). Quando a criança produz pouca lactase, esse carboidrato chega intacto ao intestino, fermenta e provoca diversos sintomas.

Os sintomas

Dependendo do nível de gravidade, os sintomas da intolerância à lactose podem surgir em minutos, horas ou até dias após o consumo do leite. Isso também depende da quantidade de lactose consumida de um produto, o grau de deficiência da enzima lactase no organismo, idade do bebê e a taxa de digestão.

Essa intolerância pode desencadear uma variedade de sintomas, tais como: náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, excesso de gases e azia; podem também ter corrimento nasal, sinusite e tosse; bem como sintomas que afetam a pele: comichão, urticária e eczema.

O teste para bebês

Para saber se o bebê possui intolerância à lactose, há um um teste disponível no Brasil, o qual utiliza a saliva ou o sangue da criança para fornecer informações quanto à ausência ou redução da enzima lactase, o que detecta a intolerância congênita. O resultado é obtido em sete dias. O Laboratório São Gerônimo já está disponibilizando este teste.

O tratamento

Se o resultado do exame for positivo para a intolerância à lactose, é necessário ter cuidados com a alimentação da criança. Os bebês que são alimentados apenas com o leite moderno e, posteriormente, detectados com a intolerância, é necessário que a mãe evite consumir produtos com leite de vaca. Uma parte do leite de vaca passa para o leite materno, causando alergia ao bebê, por isso é bom manter cuidado e preferir bebidas e alimentos a base de leite de soja.

O tratamento irá depender da indicação do pediatra, pois deve ser um leite que não apresente a proteína do leite de vaca que causa os sintomas. Algumas fórmulas lácteas indicadas para estes casos são Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré.

A lactase pode ser consumida por meio de pastilhas, em pó, comprimidos ou cápsulas que podem ser encontradas em farmácias.

Para maiores informações ligue para: (48) 99995-3812.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.