Se ultimamente está difícil manter a cabeça sob controle, imagina o controle do que comemos!

Mas se acalme, não se cobre, não se desespere e nem se sinta tão mal por isso... Afinal, os dias estão mais estressantes que o normal e estamos em uma situação nova. Com todas as mudanças e desafios da pandemia, fomos todos submetidos a situações de pico de ansiedade e nervosismo, seja pela pandemia em si, seja pela necessidade de ficar mais dentro de casa ou pela adaptação de novas rotinas e hábitos.

Com tudo isso acontecendo é normal adiarmos algumas consultas e darmos deslizes em relação a alimentação, por conta dela servir muitas vezes como uma válvula de escape para nossa ansiedade e estresse, ou mesmo pela mudança em nossa rotina.

E é exatamente aí que esta o perigo! 

Com os descuidos de nossa alimentação, acabamos criando um problema grande para nossa saúde, o colesterol alto! E com o medo da pandemia, acabamos adiando consultas e exames que são imprescindíveis para sabermos como está a situação de nossa saúde mais a fundo.

O colesterol é um composto orgânico produzido pelo fígado e vital para o funcionamento do organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos, ele contribui para a produção do hormônio cortisol e dos hormônios sexuais, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão de gorduras e também tem papel importante na estrutura e regeneração das células. Sua presença é indispensável para o funcionamento equilibrado das funções vitais, mas, quando em excesso na circulação sanguínea, pode trazer complicações. 

Entre essas complicações está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, com a pandemia de covid-19, aumenta o alerta para o controle do colesterol, já que as doenças do coração são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de quadros graves de infecção pelo coronavírus.

Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Legal... Agora vem aquelas dicas de sempre para cuidar do colesterol... 

Mudanças no estilo de vida, como manter uma rotina de exercícios e uma dieta saudável são a primeira linha de defesa contra o colesterol elevado. Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas é indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.

Mas o intuito desse texto não é trazer mais um problema ou mais cobrança nesses momentos difíceis. Queremos tratar essa situação com equilíbrio.

A não ser que você esteja em algum tratamento ou já com os índices altos de colesterol, trazer a mentalidade do equilíbrio na alimentação e exercícios, pode ter mais efeito do que tentar tomar medidas extremas para conter esse risco. Por exemplo, é só olharmos para o caso de pessoas que entram em dietas com muita intensidade, normalmente a pessoa acaba fazendo 1 ou 2 semanas da dieta, e acaba perdendo o controle novamente. Mas agora, se conseguir manter um equilíbrio dentro da semana em relação a alimentação e exercícios, poderemos usufruir tanto de dias saudáveis que darão um UP em nossa saúde, quanto aos prazeres de meter o pé na jaca de vez em quando.  

Mas algo que é importante e não pode faltar, é manter os exames de colesterol total, LDL e HDL em dia e sempre se orientar com um profissional de saúde, pois com o acompanhamento exato das taxas de colesterol, fica mais claro e mais fácil de realizar esse equilíbrio e poder passar por todo esse período com mais saúde e tranquilidade. 

Então cuide-se! É importante para você e paras pessoas que você ama! E no que precisar, pode contar com o Laboratório São Gerônimo para exames e análises clínicas com resultados precisos e digitais. ;)

#CuidadoscomoCoração #ExameColesterol #LabSG

Galeria de fotos