Data de publicação: 21/10/2021 00:00:00
Teste de alergia - Quando o exame de sangue é indicado para investigar a origem dos sintomas?
Talvez você já tenha tido alguma crise alérgica, ou detectado alguns sintomas, mas ainda está com muitas dúvidas sobre a origem da alergia.
Teste de alergia - Quando o exame de sangue é indicado para investigar a origem dos sintomas?
Causada por diversos fatores, as alergias são sinônimos de dores e incômodos para muitas pessoas. Os casos alérgicos já atingem 30% das pessoas ao redor do mundo.
As alergias são causadas por uma manifestação exagerada do sistema imunológico contra substâncias que entram em contato com o organismo, como:
- Os ácaros, presentes na poeira,
- Os fungos, como o mofo
- Certos tipos de medicamentos,
- Os pelos de animais domésticos,
- Alimentos como frutos do mar, nozes, leite de vaca, soja, amendoim, ovo, trigo, entre outros
- A picada de um inseto, como abelha, vespa, formiga, entre outros
- Certos tipos de plantas e pólen das flores
- Alguns metais como a prata.
- Suor
- Produtos de limpeza e cosméticos
- Roupas ou tecidos de lã e jeans.
Algumas das alergias podem ter também o componente genético como causa maior para aparecimento, e, em outras, o organismo pode reconhecer algumas das substâncias listadas acima como estranha e assim começa a desenvolver anticorpos para combatê-las.
Para te ajudar na identificação da alergia, listamos os principais tipos:
Alergias respiratórias
Conforme dados da Organização Mundial da Alergia (WAO), cerca de 40% da população mundial convive com algum tipo de alergia respiratória. A rinite alérgica é a mais frequente.
Os sintomas respiratórios mais comuns para esse tipo de alergia são coceira, congestão nasal, tosse, coriza e nariz entupido.
Alergias nos olhos
As alergias oculares são quadros muito comuns. Quando abrimos os olhos eles ficam expostos ao meio ambiente e se tornam alvos fáceis para substâncias alergênicas. A rinoconjuntivite é a mais comum, por juntar duas doenças alérgicas, a rinite e a conjuntivite, e provocar reações fortes como inflamação nas mucosas do nariz e olhos.
Alergias de pele
Causadas por condições crônicas ou contínuas, as alergias de pele são causadas por reações inflamatórias a alérgenos em áreas sensíveis como juntas, rosto, axilas, mãos e pés.
O principal tipo é a dermatite atópica, aquela que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço e rosto. Os principais sintomas são coceira, surgimento de feridas e pele áspera com aspecto grosseiro.
Alergias alimentares
As alergias alimentares acontecem quando uma pessoa tem uma reação adversa (resposta exagerada) a proteínas presentes em determinados alimentos.
Os sintomas causados pelas alergias alimentares são urticária (lesões avermelhadas), inchaços nos lábios, olhos e rosto, chiado no peito, erupções cutâneas, dores no estômago e diarreia. Em casos mais graves, a reação alérgica pode causar anafilaxia.
Anafilaxia
A anafilaxia é uma reação alérgica rara e aguda. Ela traz vários riscos à vida da pessoa alérgica, pois afeta diversos órgãos do corpo. Anafilaxia inclui sintomas e sinais, isolados ou combinados, que acontecem em minutos ou em até poucas horas do contato com o agente causal. Pode ser de intensidade leve, moderada ou grave.
Alguns fatores como ferroadas de abelhas, vespas, formigas, medicamentos e alimentos podem causar anafilaxia. Caso a pessoa entre em contato com um desses agentes, é recomendado procurar ajuda médica imediatamente.
É importante destacar que cada pessoa reage de forma diferente a cada tipo de alérgeno, por isso é importante identificar e interromper o contato com a substância que causou a alergia. Por isso, investigar e obter um diagnóstico preciso é fundamental para minimizar os eventuais efeitos do quadro alérgico no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.
Talvez você que está lendo este artigo já tenha tido alguma crise alérgica, ou detectado alguns sintomas, mas ainda está com muitas dúvidas sobre a origem da alergia.
O exame de sangue para investigar alergia é um teste que ajuda a pesquisar os anticorpos IgE (imunoglobulina E) para os principais alérgenos. Ou seja, eles identificam e medem a quantidade de anticorpos específicos para alérgenos no sangue do paciente.
Desse modo, esse tipo de exame rastreia alguns dos gatilhos alérgicos mais comuns – incluindo ácaros da poeira, pólen, pelos de animais, alimentos e alguns medicamentos. O resultado positivo desse exame deve ser analisado pelo médico com outros fatores para que se chegue ao diagnóstico de alergia.
Aqui no Laboratório São Gerônimo, realizamos de forma segura e com uma equipe de excelência os testes de alergia para que você conheça seu corpo e viva em maior tranquilidade com a sua saúde.
Descobrir ao que você é alérgico é um passo fundamental para o tratamento adequado.
Procure um médico de confiança e conte com a gente para agendar seu exame de sangue através do nosso WhatsApp