Teste de Paternidade: tire todas as suas dúvidas

O Teste de Paternidade ou mais conhecido como Teste de DNA é responsável pela investigação do vínculo genético entre duas ou mais pessoas. Esse nome ganhou destaque principalmente para comprovar se um homem é realmente pai de uma criança em casos de eventuais suspeitas de paternidade. Além disso, pode também ser utilizado para comprovar maternidade, como em casos que possam ter ocorrido trocas de bebês.

O que é DNA?

O Ácido desoxiribonucleico, comumente conhecido como DNA (do inglês deoxyribonucleic acid) é um complexo de moléculas que contém todas as informações necessárias para construir e manter um organismo.Sempre que um organismo se reproduz,  uma parte de seu DNA é passada para os seus descendentes.

Como é feito o teste de paternidade?

O teste é feito a partir da análise do DNA dos indivíduos interessados na investigação, comparando um com o outro em busca das semelhanças.  Cada indivíduo possui 50% do genoma herdado da mãe e outros 50% herdados do pai, a partir disso, é possível a comparação dos resultados e fornecer laudos com a certeza acima de 99,99%.

A coleta é feita por fluidos corporais que podem ser sangue, saliva, unhas, fios de cabelo ou esperma. Após isso, a amostra de DNA é isolado e realizado o procedimento de mapeamento, que são realizados por equipamentos chamados de “Sequenciadores de DNA”.

O teste durante a gravidez

O teste de paternidade também pode ser feito a partir da 12ª semana de gestação, realizado através de biópsia de vilosidade coriônica, em que é um exame que permite retirar uma pequena parte da placenta que contém células do feto. Na 16ª semana de gestão, pode ser feito a coleta do líquido amniótico ou a partir da 20ª semana de gestação por cordocentese, que é feito a retiragem de sangue do cordão umbilical.

Após essa extração de amostra de DNA do feto, é comparada com a amostra de DNA do pai para comprovar realmente a paternidade ou não.

Os documentos necessários para o teste

Para a realização do exame, é necessário e indispensável a apresentação dos seguintes documentos:

  • TRIO: RG da mãe, RG do suposto pai, RG ou Certidão de Nascimento ou Declaração da Maternidade do filho(a).
  • DUO: RG do suposto pai, RG ou Certidão de Nascimento do filho(a).

Obs.: na realização do DUO, é preciso que a criança seja registrada no nome do suposto pai ou deverá ser apresentado uma autorização da mãe para a realização do exame.

Qual é o preço para realização do teste?

O Laboratório São Gerônimo realiza o teste de paternidade para pessoas que possuem dúvidas referente a paternidade, através de um custo baixo e valor acessível para todos. O prazo de resultados é de 10 a 20 dias, e garantindo o  sigilo nos resultados do exame.

Laboratório São Gerônimo – Humanizando Ações, qualificando resultados.