Você já tomou a vacina contra gripe? Previna-se!

O mês de abril começou com a campanha de vacinação contra a gripe muito ativa nos postos de saúde e na rede particular de saúde. Devido à chegada do frio, a chance de contrair doenças respiratórias, tais como a gripe, só aumenta. Apesar do fato da vacina ser muito eficiente na sua aplicação, é importante tomar alguns cuidados em diversos fazeres no dia a dia, como, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e lugares muito fechados e não compartilhar garrafas d’água, alimentos ou objetos de uso pessoais. Uma boa dica nessas situações é usar álcool gel para reduzir a disseminação do vírus.

Para saber mais sobre, confira abaixo alguns questionamentos importantes e suas respostas:

Como funciona a vacina contra a gripe?

A vacina trivalente tem proteção para os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e um tipo de Influenza B, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina é recomendada para quais pessoas?

Em especial para as gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, crianças a partir dos 6 meses até 5 anos, pessoas com mais de 60 anos e aquelas que possuem algum tipo de doença crônica, como diabete, colesterol alto, obesidade e entre outros.

Você sabia que a gripe mata?

É verdade! Segundo pesquisas da OMS, cerca de 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente por diversos cantos no mundo, sendo que a estimativa é de que 500 mil acabam em mortes.

Mas afinal, qual a diferença de gripe e resfriado?

Muitas pessoas se confundem ao associar gripe e resfriado e, muitas das vezes, acreditam que são a mesma coisa, porém não é bem assim. O resfriado é provocado através de um vírus como o Rhinovírus e a sua recuperação é rápida, já a gripe é causada pelo vírus Influenza. Em um dos quadros da gripe, o paciente pode ficar com febre, fraqueza e dores no corpo.

Qual o índice de imunidade da vacina?

Alta. Para sermos mais precisos, a cobertura vacinal fica acima de 90%. Ela realiza a imunização contra os principais grupos de vírus.

A vacina contra a gripe é de extrema importância, principalmente na estação mais fria do ano que estamos presenciando. Para as crianças, idosos e gestantes é essencial, pois diminui o risco de hospitalização e diminui índices de mortalidade. Cuide-se!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!